“Judiciário em Evidência” aborda projetos da Vara de Penas Alternativas de Fortaleza
- 1007 Visualizações
- 17-04-2015
Os projetos coordenados pela Vara de Execução de Penas Alternativas (Vepa) de Fortaleza são tema da entrevista do “Judiciário em Evidência” que será exibido neste sábado (18/04) na TV Assembleia, às 18h30; no domingo (19/04) na TV O Povo, às 12h15; e na segunda-feira (20/03), na TV Fortaleza, às 14h30. A convidada é a juíza Graça Quental, titular da unidade desde 2008.
A magistrada conta que existem ações voltadas para a escolarização e ressocialização de apenados, além de projetos direcionados a homens autores de violência doméstica contra a mulher e a usuários de álcool e drogas. Segundo a juíza, são atendidas pessoas condenadas até quatro anos que cometeram crimes de menor potencial ofensivo, como tentativa de furto, lesões corporais leves e homicídio culposo (quando não há intenção de matar).
Graça Quental também explica que está sempre em contato com empresas e órgãos públicos que possam apoiar os projetos da Vepa. “Quem trabalha como ilha não tem sucesso. Eu vivo em busca tanto de parceiros para me ajudar com o educando, como equipes de trabalho”. Atualmente, são mais de duzentas instituições públicas e privadas envolvidas nesta ação.
O programa também traz reportagem sobre o mutirão envolvendo processos de pensão alimentícia, realizado nos dias 14 e 15 de abril pelo Centro de Solução de Conflitos do Fórum Clóvis Beviláqua. Seis Varas de Família (5ª, 6ª, 7ª, 10ª, 14ª e 15ª) participaram da força-tarefa. Tem ainda reportagem sobre a II Semana Nacional do Tribunal do Júri, que começou na última segunda-feira (13/04) e encerrou nessa esta sexta (17/04) em todo o Brasil. No Ceará, 302 sessões foram agendadas, sendo 29 na Capital e 273 no Interior.
Outro assunto é a reunião realizada pela desembargadora Lisete Gadelha, presidente da Comissão Estadual Judiciária de Adoção Internacional (Cejai) do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), com representantes de 20 abrigos de Fortaleza e Região Metropolitana. O objetivo do encontro foi discutir a situação de crianças e adolescentes em situação de acolhimento.
CANAIS
TV Assembleia – canal 30 aberto e Multiplay
TV O Povo – canais 48 aberto e 23 da Multiplay
TV Fortaleza – canais 6 da Multiplay e 61.4 digital aberto. Nessa emissora, as reprises ocorrem na quarta-feira (7h), quinta-feira (15h10) e no sábado (12h).
O programa também fica disponível nos sites www.tjce.jus.br e youtube.com.br/tjceimprensa.