Conteúdo da Notícia

“Judiciário em Evidência” aborda projetos da Vara de Penas Alternativas de Fortaleza

“Judiciário em Evidência” aborda projetos da Vara de Penas Alternativas de Fortaleza

Ouvir: “Judiciário em Evidência” aborda projetos da Vara de Penas Alternativas de Fortaleza

Os projetos coordenados pela Vara de Execução de Penas Alternativas (Vepa) de Fortaleza são tema da entrevista do “Judiciário em Evidência” que será exibido neste sábado (18/04) na TV Assembleia, às 18h30; no domingo (19/04) na TV O Povo, às 12h15; e na segunda-feira (20/03), na TV Fortaleza, às 14h30. A convidada é a juíza Graça Quental, titular da unidade desde 2008.

A magistrada conta que existem ações voltadas para a escolarização e ressocialização de apenados, além de projetos direcionados a homens autores de violência doméstica contra a mulher e a usuários de álcool e drogas. Segundo a juíza, são atendidas pessoas condenadas até quatro anos que cometeram crimes de menor potencial ofensivo, como tentativa de furto, lesões corporais leves e homicídio culposo (quando não há intenção de matar).

Graça Quental também explica que está sempre em contato com empresas e órgãos públicos que possam apoiar os projetos da Vepa. “Quem trabalha como ilha não tem sucesso. Eu vivo em busca tanto de parceiros para me ajudar com o educando, como equipes de trabalho”. Atualmente, são mais de duzentas instituições públicas e privadas envolvidas nesta ação.

O programa também traz reportagem sobre o mutirão envolvendo processos de pensão alimentícia, realizado nos dias 14 e 15 de abril pelo Centro de Solução de Conflitos do Fórum Clóvis Beviláqua. Seis Varas de Família (5ª, 6ª, 7ª, 10ª, 14ª e 15ª) participaram da força-tarefa. Tem ainda reportagem sobre a II Semana Nacional do Tribunal do Júri, que começou na última segunda-feira (13/04) e encerrou nessa esta sexta (17/04) em todo o Brasil. No Ceará, 302 sessões foram agendadas, sendo 29 na Capital e 273 no Interior.

Outro assunto é a reunião realizada pela desembargadora Lisete Gadelha, presidente da Comissão Estadual Judiciária de Adoção Internacional (Cejai) do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), com representantes de 20 abrigos de Fortaleza e Região Metropolitana. O objetivo do encontro foi discutir a situação de crianças e adolescentes em situação de acolhimento.

CANAIS

TV Assembleia – canal 30 aberto e Multiplay
TV O Povo – canais 48 aberto e 23 da Multiplay
TV Fortaleza – canais 6 da Multiplay e 61.4 digital aberto. Nessa emissora, as reprises ocorrem na quarta-feira (7h), quinta-feira (15h10) e no sábado (12h).

O programa também fica disponível nos sites www.tjce.jus.br e youtube.com.br/tjceimprensa.