Judiciário designa equipe para monitorar incidentes à segurança da informação e garantir acesso mais confiável
- 1181 Visualizações
- 22-08-2022
O Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) instituiu a Equipe de Tratamento e Resposta a Incidentes em Redes Computacionais (ETIR). O objetivo é receber, filtrar, classificar e responder às solicitações e alertas relacionados à segurança da informação. A equipe também realizará análises dos incidentes de segurança, procurando extrair informações que permitam impedir a continuidade da ação maliciosa.
Além disso, deve criar, revisar e propor melhorias nos processos e protocolos de prevenção, detecção e tratamento de incidentes de Segurança da Informação, entre outras funções.
A medida considera a Estratégia Nacional de Segurança Cibernética do Poder Judiciário (ENSEC-PJ), do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que é uma base para tornar o espaço cibernético mais confiável, resistente, inclusivo e seguro e visam direcionar as ações dos órgãos do Poder Judiciário na área de segurança cibernética.
Serão integrantes da equipe: chefe do Serviço de Segurança da Informação (supervisor); gerente de Infraestrutura de TI, que substituirá o supervisor quando necessário; coordenador(a) de Suporte Técnico; coordenador(a) de Gestão de Serviço; gerente de Sistemas; coordenador(a) de Sistemas; coordenador(a) de Sistemas Judiciais; coordenador(a) de Sistemas Administrativos; e gerente de Informática do Fórum Clóvis Beviláqua, que atuarão sem prejuízo de funções.
Para mais informações, acesse aqui a Portaria nº 1820/2022, publicada no Diário da Justiça dessa quinta-feira (18/08).