Judiciário cearense reforça segurança em Iguatu e em outras unidades do Interior
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- 10-07-2024
O Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) segue reforçando a segurança nas comarcas de todo o Estado, com o objetivo de assegurar a proteção de colaboradores, bem como de cidadãs e cidadãos que buscam os serviços da Justiça estadual. Ao todo, 17 comarcas do Interior contam com a implantação de segurança armada.
A Comarca de Iguatu, contemplada pelo projeto de segurança do TJCE, recebeu, na primeira semana de julho, o reforço de dois vigilantes armados para a segurança de duas unidades judiciárias. Até o final deste mês, também receberá um pórtico detector de metais.
O presidente do TJCE, desembargador Abelardo Benevides Moraes, destacou o reforço de vigilância em Iguatu e ressaltou a importância da segurança nos prédios da Justiça estadual. “Todas as comarcas do Estado receberão, pelo menos, um vigilante armado. O intuito é melhorar, cada vez mais, a segurança nas unidades judiciárias”.
Para a diretora de Secretaria da Vara de Família e de Sucessões de Iguatu, Jéssica Oliveira, a chegada dos vigilantes foi motivo de comemoração para as colaboradoras e os colaboradores do Fórum. Ela trabalha no prédio há mais de sete anos e agradeceu “o olhar sensível” da atual Gestão para o Interior. “Nosso Fórum é mais distante e afastado do Centro da cidade. Hoje, podemos comemorar este reforço. Certamente, fará diferença em nossa Comarca”.
PROJETO DE SEGURANÇA
O projeto de segurança do Judiciário estadual prevê a instalação de 152 pórticos em 144 prédios da Justiça cearense. Até o momento, já foram instalados 34 equipamentos em prédios da Capital e do Interior. Segundo a Assistência Militar do TJCE, está prevista a instalação de mais 44 pórticos nesta sexta-feira (12/07). Acerca da implementação de vigilância armada, a primeira etapa da iniciativa deve contemplar 119 comarcas, com um vigilante em cada unidade. O projeto, estimado em R$ 20 milhões, foi anunciado pelo presidente do TJCE em junho do ano passado. Entre as ações desenvolvidas, estão segurança armada, monitoramento eletrônico, instalação de portais detectores de metais e controle de acesso com catracas eletrônicas.
RECURSOS
Para a execução dessas ações serão usados recursos do Fundo Estadual de Segurança dos Magistrados (Funseg), voltado a suprir, implementar, captar, controlar e aplicar recursos financeiros destinados à implantação, manutenção, estruturação, aparelhamento, modernização e adequação tecnológica dos meios utilizados nas atividades de segurança.