Judiciário cearense prioriza atendimento humanizado em todas as comarcas do Estado
- 996 Visualizações
- 26-01-2024
Promover um atendimento cada vez mais humanizado para os cidadãos que entram em contato com o Judiciário está entre as prioridades do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE). “Quando a gente fala de humanizar, significa começar a perceber as características do outro. Essa humanização é construída a partir de um comportamento ético, do conhecimento técnico e da personalização. A nossa população é totalmente heterogênea e, por isso, precisamos descobrir cada particularidade”, explica o diretor estadual de Atendimento, Nelson Nogueira.
Entre os princípios que norteiam o atendimento humanizado da Justiça cearense também há a omnicanalidade, que integra diferentes canais e possibilita uma experiência completa, e os feedbacks, que são utilizados como ferramenta de evolução contínua. A acessibilidade, o empoderamento, a igualdade e a inclusão estão conjuntamente presentes como elementos de suporte.
Em agosto do ano passado, a Central de Atendimento Judicial (CAJ), que pode fornecer informações sobre processos, emitir senhas processuais e orientar a emissão de certidões e custas judiciais, começou a implementar novos modelos de atendimento visando otimizar a atividade. O projeto em questão foi dividido em cinco fases: diagnóstico, definição, estrutura, implementação e acompanhamento.
Desse modo, o Tribunal desenhou uma padronização para o atendimento humanizado quanto à infraestrutura, estrutura, tecnologia, governança e processos. As primeiras unidades judiciárias a receberem os novos protocolos serão a 7ª Vara da Família de Fortaleza e a Comarca de Barbalha.
A iniciativa considera que é dever do Judiciário providenciar aos cidadãos, sem qualquer distinção, os meios para a concretização de seus direitos. Por isso, a humanização do atendimento abrange todas as comarcas do estado, acompanhando as mudanças da sociedade e correspondendo às expectativas dos jurisdicionados.
O principal objetivo é que, além de dispor de um serviço de qualidade, a população encontre no TJCE soluções mais céleres e eficazes, bem como um atendimento baseado em respeito e empatia.