TJCE inicia implantação de novo modelo de atendimento, único no país, em unidades-piloto na Capital e Interior
- 5875 Visualizações
- 24-08-2023
Para proporcionar melhor atendimento ao cidadão que busca os serviços da Justiça, o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), por meio da Central de Atendimento Judicial (CAJ), iniciará a implantação dos novos modelos de atendimento. Eles foram apresentados pela representante da Ernst & Young Assessoria Empresarial, Beatriz Queralt, durante reunião nesta quinta-feira (24/08), realizada de forma virtual.
Para o diretor Estadual de Atendimento do TJCE e líder do projeto, Nelson Nogueira, a padronização do atendimento vai otimizar a prestação de informações judiciais, beneficiando a população cearense. “O modelo da CAJ é único no Brasil e único no serviço público. Na área da Justiça não existe nada em relação à forma de atender e aos protocolos que foram criados. Vamos começar a testar os modelos de atendimento nas unidades-piloto e iniciar a expansão”, afirma.
Nelson Nogueira acrescentou ainda que “essa iniciativa pioneira marca o início de uma jornada que busca transformar a maneira como interagimos com os cidadãos e assegurar que nosso sistema judicial seja não apenas eficiente, mas também profundamente humano e inclusivo”.
O projeto que definiu os novos modelos de atendimento possui cinco fases: diagnóstico, definição, estrutura, implementação e acompanhamento. O objetivo é que todo o Poder Judiciário estadual possua um atendimento humanizado e padronizado em termos de infraestrutura, estrutura, tecnologia, governança e processos. A Comarca de Barbalha e a 7ª Vara da Família serão as primeiras unidades judiciárias a receberem os protocolos de atendimento elaborados pela consultoria da EY com aprovação do Tribunal, em que a CAJ fará o atendimento inicial, enquanto as unidades ficam apenas com o residual.
A consultoria da empresa foi contratada com recursos do Programa de Modernização do Poder Judiciário (Promojud), que investe na transformação digital da Justiça cearense.
Também participaram do lançamento do projeto-piloto os juízes da Comarca de Barbalha e da 7ª vara de família da Comarca de Fortaleza, Mateus Pereira Júnior (Vara Única Criminal e atual diretor do Fórum); Marcelino Emídio Maciel Filho (1ª Vara Cível); Carolina Vilela Chaves Marcolino (2ª Vara Cível); juíza Raquel Otoch Silva (7ª Vara da Família de Fortaleza); as supervisoras da Diretoria Estadual de Atendimento do TJCE, Mariana de Oliveira Nunes Freitas e Francisca Andrea Ribeiro de Vasconcelos; e a assessora do projeto de Humanização e Soluções Tecnológicas do TJCE, Marcele Arruda.