Justiça estadual adere à campanha de conscientização sobre a saúde vascular
- 918 Visualizações
- 10-07-2023
Doenças como trombose, acidente vascular cerebral (AVC) e aneurisma da aorta abdominal são problemas graves e conhecidos. Com o intuito de ajudar na conscientização em relação a estas e outras enfermidades relacionadas à saúde vascular, o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) aderiu à Campanha Agosto Azul Vermelho. A iniciativa tem como finalidade promover visibilidade ao tema e divulgar informações que podem salvar vidas.
Qualquer doença que altere e afete a integridade dos vasos sanguíneos pode ser entendida como uma doença vascular. Por consequência, elas fazem com que a circulação do sangue pelo corpo também seja afetada, sobretudo nos braços, pernas, pés e cabeça.
Os médicos responsáveis por esta área são os angiologistas e os cirurgiões vasculares. É com o apoio deles que você deve contar para a prevenção, tratamento e procedimentos que podem ser feitos para esses problemas. A saúde vascular está diretamente ligada aos vasos das extremidades e órgãos vitais.
As recomendações mais importantes são: sair do sedentarismo; parar de fumar; melhorar a alimentação; fazer ginástica e fortalecer a panturrilha; usar meias elásticas; e manter um peso equilibrado. E, sempre que possível, passar pela avaliação de um especialista vascular.
A Campanha é uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV) para informar a população sobre os cuidados com a saúde vascular e incentivar a prevenção e tratamento. A escolha das cores Azul Vermelho é inspirada na representação das nossas veias (azul) e as artérias (vermelho).
ESTATÍSTICA
Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) de 2019, estima-se que anualmente, no ocidente, existem 10 milhões de casos de Tromboembolismo Venoso (TEV) com uma morte a cada 37 segundos. No Brasil, os dados são subestimados em 120 mil TEVs ao ano.