Internos da Unidade Prisional Irmã Imelda recebem certificado de curso sobre enfrentamento da violência contra a mulher
- 2471 Visualizações
- 14-06-2022
O Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Fortaleza participou, nesta terça-feira (14/06), da solenidade de entrega dos certificados do curso “O papel do homem no enfrentamento à violência contra a mulher”, para os internos da Unidade Prisional Irmã Imelda Lima Pontes, no Complexo Penitenciário de Aquiraz, Região Metropolitana de Fortaleza. Na ocasião, aconteceu o lançamento do vídeo “Policial Penal no Enfrentamento à Violência contra a Mulher”.
Para a titular do Juizado da Mulher, juíza Rosa Mendonça, a capacitação é de fundamental importância porque conscientiza os homens sobre a sua responsabilidade e a possibilidade de mudança. “É muito importante incentivar a mulher a denunciar, mas é primordial conversar com eles. Até porque, ao sair do sistema penal, ele irá relacionar-se com outras mulheres ou, até mesmo, reatar o relacionamento. Os homens precisam ser parceiros na luta pela erradicação da violência doméstica”, explicou.
Segundo a diretora da Unidade Prisional Irmã Imelda Lima Pontes, Ilana Ferro, o curso aconteceu no formato de Ensino à Distância (EaD), com o acompanhamento da equipe multidisciplinar da instituição. Ao todo, foram certificados 211 internos. “Nós alcançamos, hoje, um feito histórico de ter 100% dos nossos internos em uma ação de efetivação da Lei Maria da Penha”, comemorou.
Também estiveram presentes na cerimônia o secretário de Administração Penitenciária (SAP), Mauro Albuquerque; a secretária-executiva de Políticas para Mulheres do Ceará, Denise Aguiar; e o corregedor de presídios de Fortaleza, juiz Raynes Viana de Vasconcelos, que também é titular da 1ª Vara de Execuções Penais da Capital.