Inovação na forma de construir o Plano Estratégico do TJCE para os próximos anos
- 1007 Visualizações
- 03-06-2020
Nesta reportagem da série ”Nosso Trabalho em Casa”, saiba como a Secretaria de Planejamento e Gestão do TJCE alinha ideias, durante o home office, para elaborar o Plano Estratégico 2030
A construção do Plano Estratégico do Judiciário cearense para os próximos anos é inovadora e desafiante, porque norteará projetos, metas e ações até 2030. Elaborar o documento durante a grave crise na saúde pública, que obrigou a regras de distanciamento entre as pessoas, é outro obstáculo que está sendo vencido.
A Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) encontrou na tecnologia a solução para continuar o trabalho conjunto e se adaptar ao novo cenário. Segundo o titular da Seplag, Sérgio Mendes, houve estudo sobre o impacto da pandemia nas atividades e, a partir daí, montou-se a diretriz. “Assimilamos rapidamente o contexto e fizemos os ajustes necessários, reavaliando o impacto das mudanças em todos os projetos. O Plano Estratégico é o futuro da instituição. Nesse processo de assimilação e redirecionamento, conseguimos, com a capacidade e dinâmica da equipe envolvida, promover série de inovações, de forma mais leve, eficiente e rápida, utilizando o meio digital.”
De acordo com a gerente da Estratégia Institucional da Secretaria, Camila Alencar, “essa construção representa desafios a todos os envolvidos. Muitas das atividades, que tinham previsão de ocorrer presencialmente, estão sendo planejadas para acontecerem a distância. A equipe está providenciando ferramentas e métodos de trabalho que vão auxiliar durante o processo. É algo totalmente novo. Ainda não tínhamos passado por uma experiência assim. No entanto, estamos com boas expectativas”.
As reuniões geralmente são realizadas às segundas e sextas-feiras. O planejamento é feito semanalmente e o acompanhamento de cada integrante é diário. “Às vezes, há necessidade de nos reunirmos em outros dias também, de acordo com os projetos em que cada um está envolvido. Em relação à equipe da Gerência da Estratégia Institucional, que está trabalhando diretamente na coordenação do projeto, temos reuniões com maior frequência, algumas delas por meio do Instituto Publix [empresa contratada pelo Tribunal para fornecer capacitação a respeito do Plano].”
O cenário atual é incomum, mas o home office facilita a presença de todos os participantes nos encontros. A coordenadora de Acompanhamento da Estratégia da Seplag, Renata Meneses, afirma que, “no início, todo o processo de elaboração do Plano foi pensado para ocorrer de maneira presencial. Com o TeleTrabalho, tivemos que nos adaptar e todas as reuniões são realizadas por videoconferência. Marcamos um horário, todos entram na sala virtual e cada um fala sobre a atividade que está desenvolvendo”.
Já as oficinas e palestras serão novos desafios que a Secretaria de Planejamento está disposta a vencer. Renata explica que os testes para o uso de plataforma digital já estão sendo feitos e o Plano Estratégico 2030 poderá ser construído em conjunto e a distância, com a ajuda de colaboradores de diversos setores.
“Esse novo ambiente de trabalho, apesar das distâncias físicas, promoveu ainda mais a sinergia e a integração das equipes. Hoje, temos reuniões muito mais frequentes, encontros e contatos instantâneos, sempre que necessário, para tratar de todos os assuntos”, avalia o secretário Sérgio Mendes.
Leia as demais reportagens da Série “Nosso Trabalho em Casa”.