Inaugurado novo Ponto de Inclusão Digital para acesso aos serviços da Justiça no Vapt-Vupt de Messejana
- 1066 Visualizações
- 04-06-2024
Com o intuito de ampliar o acesso dos cidadãos aos serviços da Justiça, o Judiciário estadual, em parceria com a Justiça Federal e o Governo do Estado, inaugurou, nesta terça-feira (04/06), um novo Ponto de Inclusão Digital (PID) no Vapt-Vupt do bairro Messejana, em Fortaleza. O Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), por meio de convênios, possui sete Pontos já em funcionamento na Capital e há outros 14 autorizados para que sejam instalados, ainda este ano, em comarcas do Interior.
“O Ponto de Inclusão Digital representa a extensão de várias instituições da Justiça, funcionando como ferramenta de inclusão de cidadania, e isso vai além do acesso às máquinas. Com a ferramenta, o cidadão está inserido aos sistemas das Justiças estadual e federal, com mais comodidade, por meio de um atendimento célere e inclusivo”, destacou o presidente do TJCE, desembargador Abelardo Benevides Moraes.
Os pontos digitais funcionam em espaços devidamente equipados com computadores e câmeras que permitem a realização de atos processuais de mais de um ramo do Judiciário, por meio de videoconferências, evitando a exclusão digital de usuários que precisam dos serviços da Justiça.
JUSTIÇA MAIS ACESSÍVEL
Para a juíza Gisele Chaves, diretora do Foro da Justiça Federal do Ceará, o novo PID “concretiza a união entre as instituições e representa um importante avanço dentro da rede de soma de esforços, que objetiva tornar a Justiça mais próxima e acessível à população”.
A titular da Secretaria de Proteção Social (SPS), Onélia Santana, lembrou que frequentemente são firmadas parcerias junto ao TJCE para beneficiar a sociedade e ressaltou que a instalação do PID no Vapt-Vupt é estratégica, por ser um equipamento que já agrega uma série de outros serviços de promoção de cidadania. “O PID reduz a burocracia. Nós sabemos que as pessoas têm muitas atribuições e precisam de acesso rápido à informação. O Vapt-Vupt agora tem um ponto de apoio para que a Justiça possa servir a população da melhor forma possível”, afirmou.
Também estiveram presentes na inauguração o diretor estadual de atendimento do TJCE, Nelson Nogueira; o secretário-executivo de Gestão e Planejamento Interno da SPS, Sandro Camilo; a secretária-executiva de Cidadania e Política Sobre Drogas, Lidiane Rebouças; a superintendente-geral da Ceará Serviços de Atendimento ao Cidadão, Glayciane Farias Lima; o gestor da Coordenadoria da Cidadania, Samuel Costa; a gerente da unidade de atendimento Vapt-Vupt Messejana, Jamille Sousa; e demais representantes dos órgãos parceiros.
SAIBA MAIS
Os Pontos de Inclusão Digital seguem a Resolução nº 508/2023, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Os espaços permitem a realização de depoimentos, consultas de processos, audiências, bem como de atendimentos por meio do Balcão Virtual e demais serviços da Justiça.