Identificação digital do eleitor
- 1625 Visualizações
- 28-05-2009
28.05.2009 Direito e Justiça Pág.: 02
O processo eleitoral brasileiro, considerado o mais seguro do mundo, único com tecnologia de votação eletrônica, está para ganhar mais um importante reforço. Falamos da identificação digital do eleitor, isto é, um documento contendo a fotografia digital e o registro eletrônico de todos os seus dedos. O novo sistema permitirá que o próprio eleitor se identifique, não sendo mais necessário que o mesário conceda a autorização. Por outro lado, a nova metodologia de identificação eleitoral tornará o processo mais seguro, vedando qualquer possibilidade fraude como, por exemplo, um eleitor votar no lugar de outro. Portanto, a chamada identificação biométrica, que deve começar a ser implantada no Ceará a partir de agosto próximo, já poderá atingir cerca de 3% do eleitorado estadual nas próximas eleições.
Cinco zonas eleitorais, com abrangência de sete municípios cearenses, foram selecionadas para a fase experimental do projeto. Outro dado importante é que no futuro o eleitor poderá votar em trânsito, não precisando mais justificar o voto como acontece nos dias de hoje. Assim, a vida do eleitor será facilitada e poderemos ter pleitos
mais coerentes com a densidade eleitoral dos municípios. Eleições mais transparentes e acreditadas são o mínimo que se pode esperar com a adoção da nova medida pela Justiça Eleitoral. É esperar para ver o impacto dessa nova metodologia na vida do eleitor.