Homenagens do TJ/Ce e da Associação Cearense dos Magistrados (Clóvis Beviláqua– 100 anos II )
- 623 Visualizações
- 02-10-2009
02.10.09
Para destacar a história do jurista nos cento e cinquenta anos de seu nascimento e ressaltar a importância de seu trabalho, o Tribunal de Justiça do Estado do Ceará e a Associação Cearense de Magistrados prepararam homenagens.
A partir deste mês, a efeméride será lembrada na abertura de todas as solenidades da Comarca, inclusive as audiências forenses.
As homenagens continuarão até outubro de 2010, quando está prevista a inauguração do Museu do Poder Judiciário.
O equipamento incluirá o mausoléu de Clóvis Beviláqua, no antigo Palácio da Justiça, localizado na Rua Barão do Rio Branco, 1200, Centro de Fortaleza. A iniciativa terá apoio da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Fortaleza e da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Ceará.
De acordo com o presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará, desembargador Ernani Barreira Porto, as obras têm prazo estimado de 10 meses para sua conclusão, a um custo de R$ 4 milhões, e contarão com recursos captados via Lei Rouanet. O museu, que incluirá espaço para exibição de filmes, deverá reunir peças que pertenceram a oficiais de justiça, advogados, defensores públicos, procuradores, promotores de Justiça, juízes e desembargadores que historicamente participaram da construção da Justiça no Ceará.
“Toda a sociedade deve se engajar nesse projeto, um importante resgate da memória histórica da Justiça de nosso Estado”, afirma Ernani Barreira, destacando que interessados em contribuir com o museu podem encaminhar peças ao Tribunal de Justiça. Segundo o desembargador, o mausoléu fará um resgate intelectual e cultural d história de Clóvis Beviláqua. Os restos mortais do jurista, assim como os de sua mulher, deverão ser trasladados para o mausoléu, o que, de acordo com o presidente, “exigirá um grande apoio de toda a sociedade”.