Conteúdo da Notícia

Hemoce promove campanha de doação de sangue no Fórum Clóvis Beviláqua durante conciliação

Ouvir: Hemoce promove campanha de doação de sangue no Fórum Clóvis Beviláqua durante conciliação

09.12.09
Com o objetivo de aproveitar o grande fluxo de pessoas durante a Semana Nacional da Conciliação, no Fórum Clóvis Beviláqua, o Centro de Treinamento Integrado do Fórum (CTI), em parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), promove campanha de doação de sangue amanhã, 5ª.feira (10/12), das 09h:00 às 17h:00.
Na opinião da chefe do CTI, Adriana Albano, o fato de ser realizada durante a Semana Nacional da Conciliação ajudará, ainda mais, no sucesso da campanha. ?Nossa expectativa é fazer desse momento, junto ao Hemoce, uma alternativa de extensão da responsabilidade social do Fórum?, ressalta.
A recepção dos candidatos aos doadores será feita na entrada alternativa do Fórum Clóvis Beviláqua, onde a equipe do Hemoce, numa unidade móvel, fará os procedimentos necessários à doação. As condições básicas para ser doador é estar saudável, portar um documento oficial de identificação com foto, ter entre 18 e 65 anos de idade e estar pesando acima de 50 kg.
Na recepção, o candidato deverá apresentar o documento, realizar o cadastro e, em seguida, fazer uma pré-triagem (exames de verificação da pressão arterial, temperatura, dosagem de hemoglobina e verificação de peso). Após a pré-triagem, o possível doador passará por uma triagem clínica, que é pequena entrevista individual sobre hábitos, doenças que já teve ou tem e atuais medicamentos em uso. O objetivo é diminuir o risco de transmissão de doenças infecciosas pelo sangue e dar ao candidato a possibilidade dele confirmar ou não a veracidade das informações cedidas durante a triagem clínica.
Depois dessa etapa, o doador fará um lanche para diminuir os riscos de mal estar durante a doação, além de melhorar os níveis de hidratação e glicemia (açúcar). Em seguida, será feita a coleta do sangue (volume máximo de 450 ml), com duração média de sete minutos. A equipe do Hemoce aproveitará o sangue coletado dos doadores para realizar exames como, por exemplo, tipo sanguíneo, doença de chagas, HIV, entre outros.
Segundo a assistente social de Captação de Doadores do Hemoce, Adalise Maia, o Ceará, assim como outros estados brasileiros, está passando por um momento bastante difícil no que diz respeito à quantidade de sangue armazenado em seus bancos. ?A demanda de pessoas que precisam de sangue aumentou, e o número de doadores ainda é pequeno. Espero que a campanha no Fórum sirva de exemplo para que outras pessoas se tornem doadoras, pois estar na condição de doador significa estar saudável e apto a ajudar a quem precisa?.
Além da coleta de sangue, a equipe do Hemoce realizará, ainda, um cadastro para as pessoas que quiserem ser doadoras de medula óssea, com registro de todas as informações genéticas do possível doador.
Fonte: TJ/Ceará