Grupo de juízes julga mais de duas mil ações em quatro meses
- 625 Visualizações
- 21-12-2011
O Grupo de Auxílio para Redução do Congestionamento de Processos Judiciais da Comarca de Fortaleza julgou, nos últimos quatro meses, 2.054 ações que tramitavam nas Varas Cíveis, de Família, Criminais e Juizados Especiais Cíveis e Criminais da Capital.
Só em novembro, foram 511 processos solucionados, dos quais 430 ingressaram na Justiça até o ano de 2006 e, portanto, são contemplados pela Meta 2 de 2010 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
A juíza coordenadora do Grupo, Joriza Magalhães Pinheiro, explica que a maioria dos processos trabalhados, além de antigos, são volumosos e complexos e, por isso, exigem mais tempo para análise e sentença.
A equipe está atuando também junto à Vara de Execução Penal, com a conferência e indexação de processos, juntada de petições e expedientes e apensamento de feitos. ?São medidas essenciais para viabilizar a redistribuição dos processos para a 2ª e a 3ª Vara de Execução Penal, recém-instaladas?, ressalta a magistrada.
Em novembro, o Grupo participou da Semana Nacional da Conciliação, promovida pelo CNJ, por meio da confecção de expedientes e realização de audiências.
A coordenadora disse que os resultados alcançados são frutos do compromisso dos magistrados e servidores integrantes do Grupo. ?Todos permanecem realizando seus trabalhos com zelo e responsabilidade?, destaca.