Conteúdo da Notícia

Gilmar Mendes encara dois protestos em Fortaleza

Ouvir: Gilmar Mendes encara dois protestos em Fortaleza

26.08.09
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Gilmar Mendes, foi alvo de dois protestos ontem (25/08) em Fortaleza. Quando entrava no Fórum Clóvis Beviláqua, no final da manhã, para lançamento do Mutirão Carcerário no Estado, Gilmar teve que ouvir palavras de ordem e ver faixas contra decisão do Supremo de cassar a exigência do diploma para o exercício da profissão de jornalista e ter cobrado uma posição de libertação do italiano Cesare Battisti.
Os integrantes do grupo Crítica Radical exigiram a liberação de Battisti. O italiano é considerado terrorista de extrema esquerda e condenado à prisão perpétua pela Justiça da Itália por quatro assassinatos no fim dos anos 1970.
Battisti está preso no Brasil há dois anos. Gilmar chegou a falar com uma manifestante, mas durante a entrevista coletiva em seguida não se pronunciou oficialmente sobre o caso. O ministro também não quis comentar o fim da obrigatoriedade do diploma de ensino superior para jornalista.
Na coletiva que concedeu, ainda no Fórum, Gilmar Mendes evitou comentar o julgamento do deputado federal Antônio Palocci (PT-SP), marcado para a amanhã, 5ª.feira (27), no Supremo, em Brasília.
Gilmar é o relator do julgamento, onde Palocci é acusado de quebra do sigilo bancário do então seu caseiro Francenildo Costa, em 2006, quando o ex-prefeito de Ribeirão Preto/Sp era ministro da Fazenda do Governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.