Gestores do TJCE realizam acompanhamento dos projetos em execução no Poder Judiciário
- 1870 Visualizações
- 27-04-2022
O Comitê Estratégico (Coex) do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) esteve reunido nesta quarta-feira (27/04), no Fórum Clóvis Beviláqua, para discutir e avaliar os projetos administrativos e judiciais em andamento, que fazem parte do Planejamento Estratégico, na Atual Gestão (2021-2023).
Dando início aos trabalhos, a presidente do TJCE, desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira, ressaltou a importância da reunião, que ocorre mensalmente, para a transparência e melhor gerenciamento das ações estratégicas. “Levaremos ao conhecimento de todos, as ações que foram realizadas e as que estão por vir para alcançarmos um resultado exitoso neste biênio”.
O superintendente Administrativo do Tribunal, Sérgio Mendes, apresentou 30 projetos estratégicos administrativos, com 19 em execução, três já totalmente concluídos, cinco em replanejamento, dois em fase de planejamento e um que faz parte do portfólio setorial. Das 19 ações em andamento, três estão com mais de 75% de execução, sete com 51%, seis na fase de 25% e três até 25% . São ações de aprimoramento da gestão patrimonial; implantação da gestão orçamentária, financeira e de custos; soluções tecnológicas para gestão de recursos sob custódia; expansão do “+ Gestão”; implantação da Lei Geral de Dados (LGPD) e programa de desenvolvimento de pessoas. Além disso, quatro projetos já têm data prevista para conclusão, como o plano de obras para a Capital e o Interior (fevereiro de 2024); “+ Interior” (abril de 23); modernização da infraestrutura tecnológica (fevereiro de 2023) e aprimoramento da gestão por desempenho (junho de 2023).
A apresentação dos projetos estratégicos judiciais ficou por conta do superintendente da área Judiciária, Nilsiton Aragão, que elencou 13 projetos. Desses, sete estão em execução, quatro em replanejamento, um em planejamento e um que será iniciado. São eles: projeto de unificação do sistema judicial, fortalecimento das soluções consensuais de conflito e o aprimoramento das secretarias judiciais. De acordo com os gestores, as porcentagens de execução dos projetos estão seguindo os prazos, contando com os possíveis imprevistos que podem alterar o cronograma inicial.
Foram apresentados também os projetos em andamento nas Secretarias de Planejamento e Gestão (Seplag), Finanças (Sefin), e de Gestão de Pessoas (SGP), respectivamente, sobre a governança da instituição, a implantação de solução tecnológica para a gestão de recursos sob custódia e as ações que dizem respeito à reestruturação e ao aprimoramento das rotinas de trabalho da SGP.
Também participaram da reunião o vice-presidente do Tribunal, desembargador Abelardo Benevides; o corregedor-geral da Justiça do Ceará, desembargador Paulo Airton Albuquerque Filho; os juízes-auxiliares da Presidência, Emílio Viana e Flávia Setúbal; a diretora do Fórum Clóvis Beviláqua, juíza Ana Cristina Esmeraldo; os secretários Marcelo Maia (Planejamento e Gestão), Pedro Sampaio (Administração e Infraestrutura), Marcus Coelho (Finanças), Vládia Santos Teixeira (Gestão de Pessoas); Marcelo Bezerra de Moura Fontenele (Secretaria Judiciária do 1º Grau); Daniel Costa Teles (Secretaria Judiciária do 2º Grau); Rodrigo Xenofonte (consultor jurídico); Rômulo Ribeiro (auditor-chefe); Roberta Jucá (coordenadora-geral da Unidade de gerenciamento do Promojud); Ilo Santiago Jr. (chefe da Assessoria de Comunicação); tenente-coronel Álvaro Júnior (chefe da Assistência Militar); Victor Alves Dias (coordenador de Monitoramento de Projetos); e Cristiano Henrique (gerente de Infraestrutura de TI).
O COEX
Com o objetivo de analisar e definir medidas que garantam o cumprimento das metas estratégicas do Poder Judiciário, o Comitê Executivo (Coex) foi instituído pela Portaria nº 289/2013. É formado por magistrados, secretários e assessores do TJCE, que se reúnem mensalmente para acompanhar a execução dos Planejamento Estratégico e da Execução Orçamentária.