Gestores do TJCE e governador do Estado visitam obras de modernização do Palácio da Justiça
- 2006 Visualizações
- 25-01-2023
A sede do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), no Cambeba, em Fortaleza, está passando por obras de ampliação e modernização, em razão de sinistro ocorrido no prédio. Nesta quarta-feira (25/01), a presidente do TJCE, desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira, o vice-presidente e presidente eleito do Tribunal, desembargador Abelardo Benevides Moraes, e o governador do Estado, Elmano de Freitas, estiveram no local.
Os gestores visitaram as dependências do edifício e conheceram os espaços onde funcionarão gabinetes, setores e serviços disponibilizados ao público. Também falaram com os trabalhadores da obra, que está em fase de finalização. Um dos profissionais é o instalador de central de ar-condicionado, Diogo da Cruz.
A presidente do TJCE destacou o apoio do Executivo para a recuperação da sede do Judiciário, vindo dos ex-governadores Camilo Santana e Izolda Cela e agora do atual governador. “Estamos aqui verificando a reconstrução do nosso Tribunal de Justiça, em que ocorreu um sinistro no dia 6 de setembro de 2021. Estamos certos de que, ao encerrar a nossa Gestão, a obra está bem adiantada. Quero agradecer também ao empenho do Quintino Vieira, representando a SOP [Superintendência de Obras Públicas], do Pedro Ítalo Sampaio, nosso secretário de Administração, e de tantas outras pessoas que aqui trabalharam para que a obra se encontre como está”, disse.
O governador afirmou que “estamos de mãos dadas para garantir que este prédio, tão importante para a história do Ceará e para o cidadão e cidadã que querem uma prestação de serviço jurisdicional. Para isso, precisamos ter condições de trabalho para os magistrados. Estamos aqui com uma recuperação com o máximo de celeridade para trazer mais conforto ao cidadão, aos advogados que virão ao Tribunal”. Elmano de Freitas também ressaltou os índices de produtividade da Justiça, que “tem nos orgulhado muito, com o número de processos julgados. Temos melhorado cada vez mais o serviço do Judiciário ao cidadão e à cidadã cearense”.
Mesmo após o incêndio de 2021, o Tribunal de Justiça não parou de funcionar. A sede foi transferida, provisoriamente, ao Fórum Clóvis Beviláqua, com instalação dos gabinetes dos desembargadores e das secretarias administrativas.
Os julgamentos e as audiências continuaram por meio virtual e os processos estavam todos digitalizados naquele momento. Na atual Gestão, houve recorde de produtividade. O ano de 2022 registrou o maior número de julgamentos desde 2018.
Também presentes à visita os juízes auxiliares da Presidência, Flávia Setúbal e Ricardo Alexandre Costa; o superintendente da Área Administrativa do Tribunal, Sérgio Mendes Filho; e outros profissionais do Judiciário e do Executivo.