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Gestores da Área Judiciária de Fortaleza participam de encontro com foco em produtividade e gestão  

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O Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) promoveu, nesta sexta-feira (06/09), na Escola Superior da Magistratura (Esmec), o 4º Encontro com Gestores da Área Judiciária, voltado para diretores(as) de secretaria e oficiais de gabinete da Capital. Com o tema “Valorizando a atividade-fim”, o evento será realizado também na próxima sexta-feira (13/09), com foco nas equipes que desempenham essas funções nas comarcas do Interior.  

“Esses encontros fazem parte do propósito que estabelecemos ainda no nosso compromisso de posse, de valorizar e favorecer a atividade-fim, que é o julgamento de processos, além de trabalhar o pertencimento à instituição. É um momento para que possamos agregar, trocar experiências e ouvir vocês”, destacou o presidente do TJCE, desembargador Abelardo Benevides Moraes, na abertura da programação. 

Organizado pela Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), o evento fornece orientações relevantes para o bom cumprimento dos procedimentos das unidades judiciárias, com enfoque na produtividade e na gestão. Pela manhã, o juiz auxiliar da Presidência, Ricardo Alexandre Costa, e os servidores da Secretaria de Tecnologia da Informação (Setin), Rafael Garcia e Márcio Serpa, falaram sobre inteligência artificial e robotização na prestação jurisdicional.   

Em seguida, o juiz auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça, Felipe Augusto Rola Pergentino Maia, abordou o Programa de Acompanhamento das Unidades Judiciárias. Ainda houve a apresentação das atribuições e do fluxo de trabalho da Secretaria Judiciária de 1º Grau (Sejud), conduzida pelo secretário Marcelo Fontelene.  

 

 

PROGRAMAÇÃO DA TARDE
À tarde, os participantes receberam orientações sobre simplificação de linguagem, com o coordenador do Laboratório de Inovação (Labluz), Welkey Costa.  Na sequência, os servidores Diego Xavier e Mateus Alencar, da Gerência de Desenvolvimento Organizacional da Seplag, apresentaram as atualizações de requisitos do Programa + Gestão.  

Posteriormente, os participantes foram divididos para apresentações distintas. Enquanto os(as) diretores(as) de secretaria receberam orientações sobre o plantão judiciário, auxiliares da justiça e balcão virtual, com o secretário-geral da Área Judiciária do TJCE, Nilsiton Aragão, os oficiais e as oficialas de gabinete tiveram a oportunidade de saber mais sobre saneamento de dados judiciais com base na inspeção do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e no Prêmio CNJ de Qualidade, com a diretora do Núcleo de Qualidade da Informação da Seplag, Michele Matos. 

As boas práticas do Sistema Eletrônico de Execução Unificado (SEEU) foram apresentadas aos(às) diretores(as) de secretaria pelo servidor Luciano Batista, assistente da 3ª Vara de Execução Penal de Fortaleza. Houve ainda uma exposição dos modelos e protocolos de atendimento humanizado do TJCE, com o diretor estadual de atendimento, Nelson Nogueira. Concomitantemente, André Café, do Núcleo de Governança da Diretoria Estadual de Atendimento, também fez a referida explanação para os oficiais e as oficialas de gabinete. 

Os grupos ainda conferiram o lançamento dos painéis gerenciais, com o servidor Mário Magalhães, gerente de Informações Estratégicas da Seplag. Ao final, a secretária de Planejamento e Gestão, Rafaella Lopes, abordou os indicadores de produtividade e mostrou os resultados já alcançados pelo Poder Judiciário cearense em 2024. 

IMPORTÂNCIA DO ENCONTRO
Beatriz Cavalcante, oficiala de gabinete, ressaltou que a troca de experiência com servidores de outras unidades possibilita o aprimoramento dos trabalhos. “Eu acho que é importante até para a gente fazer parte realmente do Judiciário, ter esse encontro de convívio, de saber como é que está o andamento do gabinete, de saber como é que está a produtividade, de ter melhores orientações. Agora, por exemplo, com a migração para o PJe, estamos nos adaptando para começar o enfrentamento juntos”. 

“É um encontro onde você pode trocar experiências, você tem muito a aprender porque tudo está mudando muito no Fórum, no atendimento, na Gestão, e é uma forma de você participar e incrementar os seus conhecimentos”, acrescentou Ana Lúcia Vanderlei Pontes, diretora de secretaria da 3ª Vara da Infância e Juventude de Fortaleza. 

Jocelito Machado Cavalcante, diretor de gabinete da 1ª Vara da Fazenda Pública do Fortaleza, já participou de outras edições e disse que os encontros têm sido muito proveitosos. “Importante essa iniciativa do desembargador Abelardo durante sua Gestão. É uma forma de reciclar, de interagir também, de integrar com os outros colegas, e está sempre nos deixando alinhado aos objetivos estratégicos da instituição”.