Futuros peritos conhecem o trabalho realizado pela perícia no Fórum de Fortaleza
- 2596 Visualizações
- 01-09-2016
O Fórum Clóvis Beviláqua recebeu, na tarde dessa quarta-feira (31/08), a visita de alunos da Escola de Peritos Judiciais Financeiros, entidade ligada à Escola Superior de Advocacia e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), e de estudantes do curso de pós-graduação em Auditoria e Perícia Contábil da Faculdade Unichristus.
O servidor Sandro Veloso, do Serviço de Capacitação do Fórum, abriu a visita apresentando aos estudantes as estruturas do Poder Judiciário cearense. Em seguida, a chefe da Seção de Contadoria, Marcia Unias de Viveiros, explicou sobre o trabalho realizado no setor e sobre as dificuldades para conseguir colocar em dia os cerca de 350 processos que são distribuídos mensalmente para a Contadoria.
Já a diretora da 37ª Vara Cível de Fortaleza, Sarah Cavalcante Sampaio, destacou a importância do trabalho feito por peritos nomeados para atuar em ações judiciais. Segundo ela, o serviço prestado por esses profissionais é fundamental para descongestionar o fluxo de processos que tramitam na 37ª Vara Cível, uma vez que quase metade do acervo da unidade é referente a ações do Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (DPVAT).
Para a estudante Melina Malveira, conhecer de perto o trabalho dos peritos que atuam no Judiciário é essencial para a futura profissão. “Eu já trabalho com perícia, mas extrajudicial e a gente depende do Fórum para desenvolver os trabalhos de perícia judicial”, destacou.
Segundo o professor dos cursos, Agenor Studart, o aluno só tem a real noção do trabalho realizado nas dependências do Fórum após conhecer de perto o funcionamento da instituição. “A gente passa lá fora e não tem ideia da dimensão disso aqui. Trazer os alunos para verem na prática onde irão atuar é essencial”, enfatizou.
A iniciativa faz parte do projeto “O Fórum mais próximo da sociedade”, realizado pela Seção de Capacitação (Secap) do Fórum. Criado em abril de 2007, já beneficiou 2.862 alunos.
Para programar visitas, professores ou coordenadores das instituições de graduação e de escolas particulares devem entrar em contato com a Secap pelo telefone (85) 3492.8060. Já para escolas públicas deverá ser feita por meio do agendamento anual de visitas, com a Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza (Sefor), da Secretaria de Educação do Ceará (Seduc).