Conteúdo da Notícia

Funcionários do extinto BEC podem entrar na justiça

Ouvir: Funcionários do extinto BEC podem entrar na justiça

15.07 economia
Cerca de 100 bancários que foram funcionários do antigo Banco do Estado do Ceará (BEC) podem entrar na justiça, caso tenham sido demitidos sem justa causa pelo Bradesco. É o que afirma o diretor de ação sindical do Sindicato dos Bancários, Gabriel Motta. ?Se eles foram demitidos sem justa causa a partir de dezembro de 2005 (data em que o BEC foi privatizado), eles podem solicitar por meios judiciais a reintegração do seu emprego?, destacou.
De acordo com Gabriel Motta, os funcionários estariam amparados pelo decreto estadual nº 21.325/91, que garantiria a manutenção do cargo, mesmo após a privatização. ?Já conseguimos reintegrar cerca de 70 funcionários e temos mais de 100 processos aqui no sindicato correndo na justiça. É um direito deste empregado?, explica.
Motta apresentou como exemplo o caso de um funcionário que foi reintegrado pela terceira vez ao Bradesco por ordem judicial. ?Esse empregado luta desde 2007 para ser reintegrado e já conseguimos isso por duas vezes mas sempre que ele voltava ao trabalho, era demitido em seguida. Recentemente o banco decidiu transferi-lo para Recife numa tentativa de forçar uma demissão ou simplesmente, penalizar o funcionário. O Bradesco está fazendo pouco caso da Justiça?, denunciou.
De acordo com a assessoria de imprensa do Bradesco, as ações estão sub judice e por isso não iria se pronunciar sobre os casos.
Segundo o diretor de ação sindical do Sindicato dos Bancários, casos semelhantes podem ser encaminhados ao órgão pelo telefone 3252-4266 ou na sede do Sindicato (Rua 24 de maio, 1289 – Centro), das 8h às 13h. (Helaine Oliveira)