Fórum realiza missa em ação de graças pela posse do Des. Francisco Pedrosa
- 869 Visualizações
- 16-06-2009
A missa em ação de graças pela posse do desembargador Francisco Pedrosa Teixeira será realizada amanhã (17/06), ao meio dia, na capela Nossa Senhora Auxiliadora. A cerimônia organizada pelos servidores da 2ª Vara Cível será presidida pelo padre Carlos Antônio Alcântara de Lima. Prestigiarão o evento, familiares, magistrados da capital, servidores, defensores públicos, promotores, além de outras autoridades do mundo jurídico.
Antes da celebração religiosa, o juiz da comarca de Cedro, Edísio Meira Tejo Neto, fará uma saudação em homenagem ao tio Francisco Pedrosa Teixeira. Os servidores da 2ª Vara Cível e sua irmã Regina Teixeira Meira, analista judiciária adjunto, se revezarão nas leituras litúrgicas da missa. O repertório musical ficará por conta do cantor Gildo Herison de Almeida e do tecladista Carlos Gonçalves.
O juiz tomará posse como desembargador no próximo dia 18, às 17 horas, no auditório do Tribunal Pleno, na vaga da desembargadora Lúcia Maria do Nascimento Fiúza Bitu. A escolha do novo integrante da Corte aconteceu durante sessão extraordinária, dirigida pelo presidente do Tribunal de Justiça do Estado, desembargador Ernani Barreira Porto, no último dia 10, onde estiveram presentes 22 membros do TJ. Após 35 anos na Justiça de Primeiro Grau, o magistrado foi nomeado desembargador pelo critério de antiguidade.
Perfil do magistrado
O desembargador Francisco Pedrosa Teixeira é natural de Tauá, interior do Ceará. Ele é filho de Antonio Teixeira Benevides e de Maria Pedrosa Benevides, já falecidos, nasceu no dia 2 de fevereiro de 1946. É casado com Emília Maria Castelo Pedrosa. Graduou-se em Ciências Juríicas e Sociais pela Universidade Federal do Ceará (UFC), turma de 1971. Tem curso de Especialização em Direito Público, também pela UFC.
Iniciou sua trajetória na magistratura cearense como Juiz Substituto da comarca de Pereiro, em 3 de agosto de 1974. O magistrado atuou, em seguida, nas comarcas de Guaraciaba do Norte, Campos Sales, Jaguaribe, Araripe, Itapajé e Itapipoca.
Na Entrância Especial (Fortaleza), Francisco Pedrosa Teixeira exerceu o cargo de juiz Auxiliar da 3ª Vara de Assistência Judiciária aos Necessitados, juiz titular da 17ª Vara Cível, da 2ª Vara de Delitos de Tráfico e Uso de Substãncias Entorpercentes e da 2ª Vara Cível.
Ocupou, também, a presidência da 4ª Turma Recursal dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais, até 21 de maio de 2001, quando foi convocado para integrar o Tribunal Pleno, em substituição ao desembargador Raimundo Hélio de Paiva Castro, permanecendo no colegiado até dezembro de 2001.
O novo desembargador também exerceu a vice-diretoria do Fórum Clóvis Beviláqua, coordenando as Varas Cíveis e respondeu pelos expedientes das seguintes unidades judiciárias: 1ª, 3ª, 4ª, 13ª, 14ª, 15ª e 17ª Varas Cíveis, 1ª de Delitos de Tráfico e Uso de Entorpecentes, 14ª e a 19ª Varas Criminais.
O magistrado exerceu, ainda, os cargos de Diretor do Fórum Eleitoral de Fortaleza, no período de abril de 2005 a julho de 2006. Presidiu as Juntas Apuradoras de Aquiraz, Farias Brito, Ipú, Cascavel, Limoeiro do Norte, Maracanaú, Poranga e Mulungu.