Fórum implantará Secretaria Judiciária Única para agilizar decisões das Varas do Júri
- 1478 Visualizações
- 12-11-2015
Os trabalhos para implantação da Secretaria Judiciária Única de Primeiro Grau que atenderá as cinco Varas do Júri de Fortaleza terão início na próxima segunda-feira (16/11). A previsão de conclusão é dia 29 de janeiro de 2016.
A primeira etapa será a digitalização de todos os processos das Varas do Júri, atividade indispensável para o funcionamento da referida secretaria, a partir de março de 2016.
“Estamos dando sequência a essas implantações para que os juizes possam se concentrar no seu ofício, ou seja, na elaboração de despachos, decisões e sentenças, deixando os expedientes para as secretarias judiciárias únicas”, explicou o diretor do Fórum, juiz José Maria dos Santos Sales.
Para o juiz Henrique Jorge Holanda Silveira, da 2ª Vara do Júri da Capital, a medida “é o caminho para a rapidez com que fluirão os processos, o que já foi, inclusive, comprovado por outras unidades judiciárias que passaram pelo mesmo procedimento”.
Esta será a quinta Secretaria Judiciária Única a funcionar no Fórum. No dia 13 de outubro, foram inauguradas duas para as Varas de Família. No último dia 27, foi implantada outra para as Varas de Execução Penal. O projeto-piloto começou em janeiro de 2014, quando entrou em funcionamento a das Varas da Fazenda Pública.
Os detalhes para implantar a nova secretaria foram discutidos em reunião na Diretoria do Fórum Clóvis Beviláqua nessa quarta-feira (11/11). Também participaram os juízes Antônio Carlos Klein (4ª Vara do Júri) e Daniela Lima da Rocha (3ª Vara do Júri), além de servidores das cinco Varas do Júri, da Diretoria e do Departamento de Informática do Fórum.