Fórum da Capital arquiva 8.963 processos no primeiro semestre deste ano
- 1203 Visualizações
- 26-07-2016
A Seção de Arquivo do Departamento de Apoio aos Serviços Judiciais (Despajud) do Fórum Clóvis Beviláqua arquivou, somente no primeiro semestre de 2016, 8.963 processos. O levantamento foi feito pelo Setor de Informática da Comarca de Fortaleza.
“Nós tivemos um grande aumento no número de processos arquivados em relação ao primeiro semestre de 2015, quando o número de arquivamentos foi de 2.625 autos”, disse o diretor do Despajud, Pedro Henrique Freitas de Lima. A seção conta com um acervo de mais de 1 milhão de autos. Na maioria dos casos, o arquivamento acontece quando o processo já teve todo o seu trâmite concluído.
Outra função da unidade é a pesquisa e o desarquivamento de processos. Para isso, basta o advogado do requerente fazer a solicitação no Protocolo. A vara que receber o pedido solicitará à Seção de Arquivos o desarquivamento do processo e, após a localização dos autos, entrará em contato com o interessado. O resgate do documento é realizado no prazo médio de 24 horas.
Por fim, a Seção de Arquivos ainda realiza a digitalização de processos. Esse trabalho é feito por deficientes auditivos, em parceria com a Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos (Apada) e o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE).
No primeiro semestre deste ano, foram feitas 1.961 digitalizações. O serviço atualmente atende às Varas de Família e Fazenda Pública, pois é nessas duas áreas que se concentra a maior parte dos processos que precisam voltar a tramitar.