Fórum Clóvis Beviláqua recebe exposição “Ecomuseu do Mangue” a partir desta segunda-feira, dia 26
- 1180 Visualizações
- 23-06-2023
O público que circula pelo Fórum Clóvis Beviláqua poderá conferir, a partir desta segunda-feira (26/06), no hall de entrada principal, a exposição “Ecomuseu do Mangue”, que traz imagens de espécies da fauna presente no ecossistema do manguezal. A iniciativa faz parte das ações do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) alusivas ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho.
A exposição prossegue no Fórum até o próximo dia 28, no horário das 9h às 14h. Nela, os interessados podem conferir peças taxidermizadas ou conservadas em formol com espécies da fauna presente nesse ecossistema de transição entre os ambientes terrestres e marinhos, tais como filhote de tubarão, siri, caranguejo, raia, entre outros. Também terá peças da flora por meio de banners com imagens e descritivo.
De acordo com a coordenadora de relações institucionais do Ecomuseu, Fabiana Barros Pinho, levar esse trabalho para todos os púbicos é muito importante. “Sempre usamos esta máxima: ‘A gente só cuida do que ama e só ama o que conhece’. Assim, convido a todos os magistrados, servidores, promotores de Justiça, advogados e defensores públicos a conhecerem o ecossistema do mangue, pois o primeiro passo é saber que existe. E se existe, é preciso amar, e quando amamos, naturalmente cuidamos”.
A iniciativa da mostra é do Núcleo Socioambiental e da Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável, que tem à frente a desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira.
A programação alusiva ao Dia Mundial do Meio Ambiente no Judiciário cearense contou com várias ações, entre elas, uma nova edição da campanha “Conscientização + Ação para preservar a natureza” visando sensibilizar o público interno. Doações de 150 mudas para servidores e o público em geral, um quiz sobre meio ambiente e sustentabilidade, com a possibilidade de se ganhar uma ecobag personalizada por meio de sorteio para quem responder o quiz.
Além disso, haverá o evento “Pôr do Sol Cultural”, com a palestra sobre o tema “Meio Ambiente e Sustentabilidade”, nesta sexta-feira (23/06), das 16h30 às 18h, no Espaço do Servidor. O convidado desta edição será o professor e presidente do Instituto do Desenvolvimento Agrário do Ceará (Idace), João Alfredo Telles Melo, oportunidade em que serão distribuídas 50 mudas de plantas para os participantes. A iniciativa é da Diretoria do Fórum Clóvis Beviláqua.
O ECOMUSEU
O Ecomuseu do Mangue é uma ONG voltada exclusivamente à preservação do manguezal. Surgiu em 19 de janeiro de 2001, na praia da Sabiaguaba, em Fortaleza. Tem como missão salvaguardar, preservar, pesquisar e divulgar o patrimônio natural, histórico e cultural associado aos manguezais, em particular em Fortaleza, enfatizando a importância desse ecossistema e visando contribuir para o desenvolvimento socioambiental e sociocultural do país. Em 2020, tornou-se patrimônio histórico-cultural e natural de Fortaleza, por força da lei nº 11053/2020.
As ações desenvolvidas pelo Ecomuseu estão alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especificamente os Objetivos 4 (educação para todos e em todas as idades), 11 (cidades e comunidades inteligentes), 13 (ação contra as mudanças globais do clima), 14 (vida na água), 15 (vida na terra) e 17 (parcerias). Em janeiro deste ano se consolidou como parceiro oficial do Programa das Nações Unidas pelo Meio Ambiente ( PNUMA).