Fórum Clóvis Beviláqua inicia Agosto Lilás com exposição sobre combate à violência contra mulher a partir desta segunda-feira
- 2903 Visualizações
- 04-08-2022
Como parte da programação do Poder Judiciário voltada para o Agosto Lilás, movimento em alusão ao mês de conscientização sobre o enfrentamento à violência contra as mulheres, a Exposição “O Que Não Nos Disseram”, em sua 2ª edição, será aberta ao público a partir desta segunda-feira (08/08), com solenidade a partir das 11h. As peças ficarão expostas até o dia 2 de setembro, no Fórum Clóvis Beviláqua (FCB).
Iniciativa da jornalista Andressa Meireles, a mostra é um “manifesto artístico de força, de beleza e de coragem”, destacando o protagonismo de mulheres que foram vítimas de violência e decidiram transformar a dor em liberdade e informação. A proposta é ampliar a discussão sobre as formas de violência e alcançar a sociedade de forma precisa e sensível, como um verdadeiro convite à educação social e à transformação cultural.
Com uma abordagem afirmativa e que chega ao público através de uma experiência interativa, o “O Que Não Nos Disseram” apresentará, como inovação, uma exposição dentro da sua exposição. Além das fotografias gigantes, marca do projeto, QR CODE, rodas de conversa e painéis informativos, esta edição traz, pela primeira, arte acessível através de peças táteis, audiodescrição e interpretação em libras dos depoimentos.
O evento de inauguração contará com as presenças da presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira; da diretora do FCB, juíza Ana Cristina Esmeraldo; da presidente da Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Judiciário cearense, desembargadora Marlúcia de Araújo Bezerra; da titular do 1º Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, juíza Rosa Mendonça e da titular do 2º Juizado da Mulher de Fortaleza, juíza Teresa Germana, além da própria idealizadora do projeto, Andressa Meireles.
AGOSTO LILÁS
Antes de chegar ao FCB, a exposição, lançada em março de 2020, teve sua estreia no Centro de Eventos do Ceará, a convite da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB-CE), na III Conferência Nacional da Mulher Advogada, e seguiu na sede da Defensoria Pública do Estado e no Shopping RioMar Fortaleza. Já o lançamento da 2ª edição aconteceu no Shopping Iguatemi, em março de 2022, sendo apresentada, em seguida, na Casa da Mulher Brasileira e chegando agora à Comarca de Fortaleza, sede provisória do Poder Judiciário cearense.
Participam da mostra as fotógrafas Andréa Peixoto, Camila de Almeida, Caroline Sousa, Delfina Rocha, Keli Pereira, Lia de Paula, Marcella Elias, Marieta Rios, Marília Camelo, Natália Gondim, Natália Marques, Natália Rocha, Roberta Martins e Tay Moreira. A acessibilidade da exposição é fruto de uma parceria entre o projeto, a Universidade Federal do Ceará (UFC) – através dos grupos Fotografia Tátil, Oficina Digital, Departamento de Arquitetura e Urbanismo (DAUD), Letras Libras e Secretaria de Acessibilidade – e a Universidade Estadual do Ceará (Uece), pelo Grupo de Pesquisa Legendagem e Audiodescrição (Lead).
INAUGURAÇÃO
Outro evento previsto para esta segunda-feira (08/08), no âmbito da campanha Agosto Lilás envolvendo o Poder Judiciário cearense, será a inauguração da CAJ Mulher – disponibilizado pela Central de Atendimento Judicial (CAJ) do Judiciário – no bairro Benfica, em Fortaleza. A solenidade de abertura dos trabalhos no equipamento, criado pelo Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) para fornecer suporte especializado ao público feminino e que também contempla mulheres que estão vivendo algum tipo de violência, seja no âmbito familiar ou não, será na sede do 1º Juizado da Mulher, a partir das 15h.
AMPLA PROGRAMAÇÃO
05/08: 14h – Palestra – Aniversário de 16 anos de sanção da Lei Maria da Penha, com a juíza Rosa Mendonça e a escritora Socorro Osterne Local: Casa da Mulher Brasileira;
05/08: 9h às 17 – Evento sobre Lei Maria da Penha: Aspectos Teóricos e Práticos, com palestra da juíza Teresa Germana Lopes de Azevedo, no auditório da OAB-CE;
08/08: 9h – Evento de lançamento da campanha Agosto Lilás, na Fiec;
11h – Abertura da Exposição “O Que Não Nos Disseram” – no Fórum Clóvis Beviláqua;
15h – Inauguração da CAJ Mulher, no 1º Juizado da Mulher, no bairro Benfica;
11/08: 9h – Palestra durante o 1º Ciclo de Diálogos sobre a Lei Maria da Penha do Ministério Público – com a juíza Rosa Mendonça
Local: Evento apenas virtual.