Foras-da-lei e o Sistema Penal
- 1308 Visualizações
- 28-02-2011
27.02.2011 opinião
A reportagem publicada no último dia 21 abordando a fuga de vários bandidos de altíssima periculosidade nas unidades prisionais cearenses tornou-se a matéria mais lida da semana pelos leitores do Diário do Nordeste na internet. Foram cerca de 14 mil acesso.
A matéria mostrou quem são os bandidos que desafiam a Polícia cearense. Revelou ainda a fragilidade do Sistema Penitenciário, tendo como referência o resgate de dez presos na tarde do dia 5 passado, quando uma quadrilha, fortemente armada, disparou tiros contra os policiais militares que guarneciam a muralha do Instituto Presídio Professor Olavo Oliveira II, no Município de Itaitinga, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Mas, além dos tiros que foram dados de fora para dentro da cadeia, algo mais tornou-se um componente desse enredo da violência.
Armados
Não apenas os bandidos que estavam do lado de fora do presídio estavam municiados. Os presos que seriam resgatados também estavam bem armados. Ostentavam pistolas de diversos calibres e com elas renderam facilmente os agentes penitenciários de plantão.
Com os PMs sob fogo cerrado e os agentes prisionais dominados, foi fácil para os criminosos deixarem a cadeia. Um deles chegou a dar tiros contra a fachada da ala administrativa do IPPOO, numa demonstração de ousadia e afronta às autoridades da Polícia e da Justiça. No rol dos foragidos, nomes já bastante conhecidos.
Entre eles, o assaltante de bancos de carros-fortes Alexandre de Sousa Ribeiro, o ´Alex Gardenal´, que já havia fugido do Sistema Penal anteriormente e foi capturado após participar de sequestros.
Na companhia de ´Gardenal´ estava, na mais, nada menos, que o segundo homem na hierarquia da quadrilha que protagonizou o maior furto a banco na história do País. Trata-se de Marcos Rogério Machado de Morais, o ´Rogério Bocão´.
Fragilidade
´Rogério Bocão´ é primo do também assaltante de bancos Antônio Jussivan Alves dos Santos, o ´Alemão´, apontado pelas autoridades como responsável pelas escavações que levaram a quadrilha a furtar a bagatela de R$ 164,8 milhões do cofre do Banco central, em Fortaleza, no mês de agosto de 2005, portanto há quase seis anos.
A fuga foi um verdadeiro ´banho de águia fria´ na nova cúpula da Secretaria da Justiça e Cidadania, responsável pelo gerenciamento do Sistema Penitenciário cearense.
Em entrevista nos dias seguintes ao resgate, a nova titular da Sejus, defensora pública Mariana Lobo, foi enfática ao anunciar novas direções para o sistema, entre elas, a instalação de uma unidade que servirá de triagem para os novos internos das cadeias, presídios e casas de Privação provisória da Liberdade (CPPLs). A secretária anunciou também a criação de um núcleo de Inteligência.
Comentários
Ou se moraliza o nosso sistema penal, se mudando as nossas leis que não servem mais, ou a criminalidade aumenta ainda mais. Não podemos continuar com essa de bandidagem sem medo fazendo pouco de nossa justiça e de nossa lei e porque não dizer do nosso povo.
Francisco Valmir de Freitas
Itaitinga-CE
Enquanto houver facilitação, corrupção, policiais despreparados, vai haver fugas nos presídios e delegacias. Hoje assisto noticiário e vejo delegado facilitando o tráfico, policial recebendo propina… Cadê a moralidade da Polícia? Vejo policiais na Maraponga do Ronda almoçando, merendando de graça, fardados. Isso não pega bem.
Dalci Marques Soares
Fortaleza-CE
O celular é a arma mais poderosa do bandido preso. Fiquem de olho!
Charles Nobre
Jaguaribe-CE
Todas às vezes que um fato grave acontece em qualquer setor de responsabilidade do estado, aparece um gestor com mais-mais. Com todo o respeito pela dra. Mariana Lobo, basta analisar o processo judicial do preso condenado, para saber o seu perfil e grau de periculosidade. No bojo do processo, existe uma investigação policial, a denúncia com a tipificação do crime e o pedido da autoridade policial ao judiciário pela custódia preventiva do delinquente. Passados estes trâmites vem o julgamento e a condenação. Pronto. O perfil do criminoso está configurado. Cabendo somente, o sistema penitenciário cuidar para que o apenado cumpra com dignidade a pena imposta pela sociedade, e ao final da pena seja um novo cidadão.
Orlando Coelho
Fortaleza-CE
O desafio da bandidagem vem crescendo assustadoramente. O remédio mais indicado para tal atitude é a aplicação de penas rigorosas, para cumprimento em presídio federal. Se o “malandro” for trancafiado numa unidade dessas, poderemos reprimir a ousadia dessa cambada de inimigos da sociedade!
Raymundo Bruno
Salvador-BA
OUTRAS MAIS LIDAS
2. Fortaleza despacha Fast Clube no Pici. Atenção: Com um ataque que não oferece confiança a ninguém… Sem qualquer jogador que possa assustar os adversários… O Fortaleza nos últimos quatro (04) confrontos conseguiu fazer 14 gols o que dá uma média de 3,5 gols por partida e tomou 4, o que dá uma média de 1 por partida. Ajustando lá atrás, acredito que dá. Parabéns Flávio Araújo! (Pedro Oliveira/Itapipoca-CE)
3. Preso acusado de matar duas garotas. Eu lembro desse caso, foi muito triste, fiquei muito comovido com esse crime. Vamos colocar esse vagabundo atrás das grades que é o canto desse marginal. (Marcos César P. Aquino/Limoeiro do Norte-CE)
4.Vitória que classifica. Olha fui ao famoso “Dutrinha” assistir os dois times, pois torço para ambos, e o futebol mato-grossense ainda tem que melhorar, em muito, para chegar ao nível dos times do Nordeste. Parabéns ao Ceará pela boa partida que fez aqui em MT. (Hildeson Rodrigues Moreira/Cuiabá-MT)
5.Bandido é fuzilado após atacar mulher. Como as leis beneficiam os bandidos, a população está se fazendo justiceira. Acredito que este tipo de ação tende a aumentar. (Kristatus Kisnky/Juazeiro do Norte-CE)
6.Polícia liberta reféns e prende sequestradores. Felicito a família pela alegria de estarem unidos novamente, amem-se infinitamente, pois não sabemos até quando. Parabenizo a PM-CE e os policiais envolvidos no episódio. Isso prova que a corporação merece a nossa admiração e o nosso respeito. (Crispim N. Silva/Fortaleza-CE)