Expansão do Nupaci chega às Comarcas de Várzea Alegre, Cedro e Ipaumirim durante segunda fase
- 219 Visualizações
- 28-02-2025
O Núcleo Permanente de Apoio às Comarcas do Interior (Nupaci) segue em sua segunda fase de expansão. O Núcleo já assumiu as funções de secretaria de forma permanente em 19 unidades judiciárias no Interior. Desde o dia 24 de fevereiro, começou a se estender para a região de Iguatu, composto por 26 unidades judiciárias, chegando às Comarcas de Várzea Alegre, Cedro e Ipaumirim.
Com isso, o atendimento da Central de Atendimento Judicial (CAJ) também se estende a essas comarcas para informações sobre processos e senhas, além de expedientes feitos pela Secretaria do Núcleo, por meios do contato (85) 98232-1754 e do Balcão Virtual.
Realizada em etapas, o calendário prevê que até agosto de 2025, todas as demais secretarias sejam assumidas em caráter permanente, abrangendo as comarcas-sede de Acopiara, Aiuaba, Icó, Jaguaribe, Jucás, Mombaça, Senador Pompeu e Solonópole.
“Esse projeto inovador e bem-sucedido está trazendo benefícios tangíveis para a população cearense ao agilizar a prestação jurisdicional. Graças ao trabalho feito pelo Nupaci, o tempo médio de tramitação dos processos tem sido reduzido, o que tem um impacto positivo na vida dos cidadãos que dependem do Judiciário para resolver seus conflitos. Com uma maior celeridade, os casos são resolvidos e arquivados de forma mais eficaz, proporcionando uma resposta judicial mais rápida e eficiente aos jurisdicionados”, ressalta a supervisora do Núcleo, juíza Ana Carolina Montenegro.
Para executar o trabalho as comarcas contam com a disponibilidade dos ocupantes de cargos de provimento em comissão, de técnicos e analistas judiciários, além de estagiários. “O empenho e o trabalho conjunto dos servidores do Nupaci e dos gabinetes têm contribuído significativamente para a melhoria do sistema Judiciário, tornando-o mais acessível e eficaz para a população do Estado”, pontua.
NUPACI
Criado em 2021, o Nupaci atua na elaboração e no processamento dos serviços prestados nas comarcas do Interior, contribuindo com os cumprimentos de metas estabelecidas pelo Judiciário estadual. As ações visam a redução de taxas de congestionamento, o aumento da produtividade, a celeridade no cumprimento dos atos e a padronização dos procedimentos judiciais.