Ex-policial militar acusado de matar Bruce Cristian será levado a júri popular
- 635 Visualizações
- 29-02-2012
O ex-policial militar Yuri da Silveira Alves Batista, acusado de matar o adolescente Bruce Cristian Souza Oliveira, será levado a júri popular. A decisão é da juíza Valência Aquino, da 5ª Vara do Júri da Comarca de Fortaleza.
O crime ocorreu no dia 25 de julho de 2010, no cruzamento da avenida Desembargador Moreira com a rua Padre Valdevino, na Capital. Conforme os autos, a vítima estava na garupa da moto do pai quando foi atingida com um tiro disparado por Yuri da Silveira.
Segundo o Ministério Público do Ceará (MP/CE), a morte do adolescente decorreu de ação imprudente e precipitada por parte do ex-policial, que atuava no Ronda do Quarteirão. Já a defesa sustentou não ter havido conduta dolosa por parte do acusado.
O MP/CE ofereceu denúncia e requereu a realização de júri popular, o que foi acolhido pela magistrada. “Não há como perscrutar a mente do agente para descobrir a motivação que o animava no exato momento em que agiu. Essa circunstância implica dúvida que deve ser dirimida pela Corte Popular, juiz natural da causa, por força constitucional”, afirmou Valência Aquino. A decisão foi proferida no último dia 13.
Yuri da Silveira foi expulso da PM em novembro de 2010. Ele será julgado por homicídio duplamente qualificado (motivo fútil e mediante recurso que impossibilitou a defesa da vítima) e lesão corporal contra o pai do adolescente.