Conteúdo da Notícia

Evento literário para adolescentes que cumprem medidas socioeducativas terá participação da Justiça cearense

Ouvir: Evento literário para adolescentes que cumprem medidas socioeducativas terá participação da Justiça cearense

O Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) participará da terceira edição do projeto Caminhos Literários no Socioeducativo, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A programação especial ocorrerá no próximo dia 12 de julho com ações em Fortaleza e Juazeiro do Norte. 

No Centro Socioeducativo Aldaci Barbosa Mota, na Capital, haverá roda de conversa e apresentação musical do projeto Águas de Março, sobre a vida de mulheres com expressividade no campo literário, cultural e artístico do Brasil e do mundo. Também em Fortaleza, no Centro Socioeducativo Canindezinho, será realizado um sarau com música e poesia dos próprios adolescentes. Já no Centro Socioeducativo Padre Cícero, em Juazeiro do Norte, a vivência contará com visita ao Centro Cultural do Cariri.  

“Os ‘Caminhos Literários’ chegam em sua segunda edição, como mais uma excelente iniciativa do CNJ, na busca por uma melhora de resultados do sistema socioeducativo. O incentivo à leitura proporciona acesso ao conhecimento, ampliando os horizontes, muitas vezes reduzidos, dos socioeducandos. O jovem conhece e acessa outros ‘mundos’, conectando-se a lugares e épocas distantes. Não só isso: o exercício da literatura vai muito além de ofertar educação e/ou ressocialização. Por meio da prazer da leitura, o adolescente obtém satisfação, minimiza o estresse e a ansiedade, recebendo um importante ganho na melhora de sua saúde mental. Além disso, o exercício literário é uma significativa ferramenta de desenvolvimento pessoal. Espero que o evento deste ano seja um sucesso e supere os resultados do ano anterior, bem como proporcione o florescimento de outras ações desta natureza”, ressalta o juiz Manuel Clistenes Façanha, titular da 5ª Vara da Infância e Juventude de Fortaleza, especializada em processos envolvendo jovens em conflito com a lei.

Em todo o país, mais de 50 unidades socioeducativas promoverão atividades culturais presenciais com os adolescentes. A programação será aberta no dia 11 de julho, com transmissão ao vivo pelo canal do CNJ no YouTube. O escritor Jefferson Tenório, vencedor do prêmio Jabuti de 2011 com o livro “O Avesso da Pele”; a atriz, poeta e escritora Elisa Lucinda e o escritor Estevão Ribeiro, autores de “Rê Tinta e a revolução escolar”; e a autora maranhense Anita Machado falarão sobre processo criativo da escrita e sobre suas obras. 

O evento, que seguirá até 17 de julho, tem como tema “O que pode a cultura no Sistema Socioeducativo?”. O objetivo é qualificar a discussão sobre o acesso à cultura e à leitura por parte de adolescentes e jovens em cumprimento de medida socioeducativa, além de garantir o protagonismo e a participação desse público no debate. Todos os detalhes da programação estão disponíveis AQUI

SAIBA MAIS 
O Caminhos Literários do Socioeducativo teve início em 2022 e é uma das atividades do Programa Fazendo Justiça, executado pelo CNJ em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), para refletir desafios no campo da privação de liberdade. Além de ser a primeira ação nacional de incentivo à leitura entre jovens em conflito com a lei, foi o primeiro evento realizado pelo CNJ com participação ativa de adolescentes em privação de liberdade. No TJCE, o Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e Socioeducativo (GMF) é responsável por acompanhar as ações voltadas aos jovens que estão cumprindo medidas socioeducativas.