Evento literário para adolescentes que cumprem medidas socioeducativas terá participação da Justiça cearense
- 687 Visualizações
- 01-07-2024
O Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) participará da terceira edição do projeto Caminhos Literários no Socioeducativo, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A programação especial ocorrerá no próximo dia 12 de julho com ações em Fortaleza e Juazeiro do Norte.
No Centro Socioeducativo Aldaci Barbosa Mota, na Capital, haverá roda de conversa e apresentação musical do projeto Águas de Março, sobre a vida de mulheres com expressividade no campo literário, cultural e artístico do Brasil e do mundo. Também em Fortaleza, no Centro Socioeducativo Canindezinho, será realizado um sarau com música e poesia dos próprios adolescentes. Já no Centro Socioeducativo Padre Cícero, em Juazeiro do Norte, a vivência contará com visita ao Centro Cultural do Cariri.
“Os ‘Caminhos Literários’ chegam como mais uma excelente iniciativa do CNJ na busca por uma melhora de resultados do sistema socioeducativo. O incentivo à leitura proporciona acesso ao conhecimento, ampliando os horizontes, muitas vezes reduzidos, dos socioeducandos. O jovem conhece e acessa outros ‘mundos’, conectando-se a lugares e épocas distantes. Não só isso: o exercício da literatura vai muito além de ofertar educação e/ou ressocialização. Por meio da prazer da leitura, o adolescente obtém satisfação, minimiza o estresse e a ansiedade, recebendo um importante ganho na melhora de sua saúde mental. Além disso, o exercício literário é uma significativa ferramenta de desenvolvimento pessoal. Espero que o evento deste ano seja um sucesso e supere os resultados do ano anterior, bem como proporcione o florescimento de outras ações desta natureza”, ressalta o juiz Manuel Clistenes Façanha, titular da 5ª Vara da Infância e Juventude de Fortaleza, especializada em processos envolvendo jovens em conflito com a lei.
Em todo o país, mais de 50 unidades socioeducativas promoverão atividades culturais presenciais com os adolescentes. A programação será aberta no dia 11 de julho, com transmissão ao vivo pelo canal do CNJ no YouTube. O escritor Jefferson Tenório, vencedor do prêmio Jabuti de 2011 com o livro “O Avesso da Pele”; a atriz, poeta e escritora Elisa Lucinda e o escritor Estevão Ribeiro, autores de “Rê Tinta e a revolução escolar”; e a autora maranhense Anita Machado falarão sobre processo criativo da escrita e sobre suas obras.
O evento, que seguirá até 17 de julho, tem como tema “O que pode a cultura no Sistema Socioeducativo?”. O objetivo é qualificar a discussão sobre o acesso à cultura e à leitura por parte de adolescentes e jovens em cumprimento de medida socioeducativa, além de garantir o protagonismo e a participação desse público no debate. Todos os detalhes da programação estão disponíveis AQUI.
SAIBA MAIS
O Caminhos Literários do Socioeducativo teve início em 2022 e é uma das atividades do Programa Fazendo Justiça, executado pelo CNJ em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), para refletir desafios no campo da privação de liberdade. Além de ser a primeira ação nacional de incentivo à leitura entre jovens em conflito com a lei, foi o primeiro evento realizado pelo CNJ com participação ativa de adolescentes em privação de liberdade. No TJCE, o Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e Socioeducativo (GMF) é responsável por acompanhar as ações voltadas aos jovens que estão cumprindo medidas socioeducativas.