Eusébio inicia na 2ª.feira,…
- 725 Visualizações
- 05-11-2009
05.11.2009
Eusébio inicia na 2ª.feira, 9, experiência do recadastramento eleitoral pelo método biométrico
Anunciado o início do cadastramento, no caso, recadastramento eleitoral, com identificação biométrica do eleitor, no vizinho município do Eusébio (29 km da capital), que acontece a partir da próxima 2ª.feira (09/11) e deverá se estender até 18 de dezembro vindouro. Os trabalhos vão ser realizados no Ginásio da Escola Neusa de Freitas Sá, ao lado do pólo de lazer da cidade.
Durante o período de 09/11 a 18/12 (2009), o atendimento será feito por 104 servidores do TRE, com 24 kits de identificação biométrica enviados pelo TSE. Até 29 de novembro, os eleitores serão atendidos de 08h:00 às 14h:00. A partir do dia 30 e até 18/12, o horário será ampliado para o dia inteiro, ou seja, de 08h:00 às 13h:00 e de 13h:00 às 18 horas, inclusive, aos sábados, domingos e feriados.
Para as eleições de 2010, cada estado da federação deverá realizar em pelo menos um município o Programa de Identificação Biométrica do Eleitor, por determinação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). No Ceará, coube ao Corregedor Regional Eleitoral (vice-presidente e no exercício da Presidência do TRE), desembargador Luiz Gerardo de Pontes Brígido (foto), decidir pela escolha do município do Eusébio.
Em seu despacho, ele afirma que ?o contexto social, econômico e geográfico do município ensejará maior facilidade na dinâmica de atendimento aos eleitores e a ampla divulgação do recadastramento por meio da biometria?. As primeiras experiências foram realizadas nas eleições municipais de 2008, em São João Batista (Santa Catarina), Colorado do Oeste (Rondônia) e Fátima do Sul (Mato Grosso do Sul). Este ano, o município de Búzios, no Rio de Janeiro, já começou a recadastrar seus eleitores utilizando o sistema biométrico.
O eleitor precisa ficar sabendo que quem não comparecer e não fizer o seu recadastramento durante o período anunciado, terá o seu título cancelado e não poderá votar nas eleições de 2010. E para cumprir com o que preceitua a Justiça Eleitoral, o eleitor deve comparecer ao local munido de: carteira de identidade, comprovante de residência e documento de alistamento militar (para homens acima de 18 anos). O procedimento envolverá a captura da fotografia digital e o registro eletrônico das impressões digitais de todos os dedos de cada eleitor.