Conteúdo da Notícia

Estudantes de Reriutaba participam de projeto “Jovens de Futuro: Interagindo com o Poder Judiciário”

Ouvir: Estudantes de Reriutaba participam de projeto “Jovens de Futuro: Interagindo com o Poder Judiciário”

Pensando em acolher a juventude para orientar sobre a importância da conciliação e do bem-estar mútuo, a Justiça estadual, por meio da Comarca de Reriutaba, iniciou o projeto “Jovens do Futuro: Interagindo com o Poder Judiciário”. Nessa terça-feira (25/06), alunos e professores da Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) Coronel Alfredo Silvano participaram da ação, que passará a ocorrer mensalmente.

Os estudantes conheceram o Fórum de Reriutaba e participaram de audiência simulada. De acordo com o juiz Célio Antônio Dias, titular da Comarca, a iniciativa faz “com que eles possam internalizar a importância da solução consensual dos conflitos e, assim, sejam agentes propagadores e multiplicadores da cultura da paz em suas famílias, em suas comunidades e na sociedade”.

A atividade de simulação trabalhada com os adolescentes abordou a colisão entre um carro e uma motocicleta. Durante a sessão, os alunos desempenharam os papéis de juiz conciliador, parte requerente e parte requerida, além dos respectivos advogados. Ao final, após ampla discussão, todos chegaram a um acordo, que foi homologado em sentença.

Os trabalhos tiveram o apoio da diretora da escola, professora Antônia de Maria Cardoso, e do professor de sociologia, Raimundo Marcos Furtado.

 

Estudantes simulam audiência de conciliação