Estudantes de Direito conhecem sede do Poder Judiciário do Ceará
- 939 Visualizações
- 23-05-2013
Um grupo de 22 alunos do curso de Direito da Faculdades Nordeste (Fanor) conheceu, nesta quinta-feira (23/05), a sede do Poder Judiciário estadual, localizada no Cambeba, em Fortaleza. A visita faz parte do projeto “Justiça e Cidadania” que tem o objetivo de promover maior proximidade com a comunidade.
Na oportunidade, os universitários acompanharam à parte da Sessão do Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), conduzida pelo vice-presidente da Corte, desembargador Francisco Lincoln Araújo e Silva. Eles também conheceram um pouco da história e da estrutura do Judiciário, por meio de vídeo institucional.
Além disso, estiveram no Memorial e na Biblioteca e participaram de sorteio de exemplares do “Código de Divisão e de Organização Judiciária do Estado” e da cartilha “Conhecendo o Judiciário”.
Para a coordenadora do curso de Direito, Flávia Saraiva, a visita foi importante porque possibilitou “a aplicação da teoria na prática”. A professora Melissa Veiga, que também acompanhou o grupo, destacou o trabalho desenvolvido pelo Judiciário para preservar a história, garantindo o “enriquecimento do estudo acadêmico”.
A aluna Natividade Sá, do 1º semestre, disse que voltará outras vezes ao Palácio da Justiça. “Pretendo vir aqui novamente para aprender mais”. Joaquim Rodrigues, do 6º semestre, afirmou que a atividade permitiu uma nova visão sobre o Judiciário.
O projeto “Justiça e Cidadania” está alinhado à Meta 4 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que prevê a criação de programa de esclarecimento sobre as funções dos órgãos do Judiciário. O programa é coordenado pela Assessoria Institucional do TJCE, em parceria com a Assessoria de Cerimonial do Tribunal.
As instituições de ensino (escolas e faculdades) públicas ou privadas podem fazer o agendamento por meio dos telefones 85 – 3207.7044 ou 7054.