Estrutura falha apesar dos gastos
- 663 Visualizações
- 26-05-2010
Política 26.05.2010
Para o deputado, está faltando gerenciamento, apesar dos gastos que estão sendo feitos na segurança estadual
O deputado Ely Aguiar (PSDC) voltou a cobrar ações eficazes na área da segurança pública no Estado. Desta vez a cobrança do parlamentar foi motivada devido o caso do turista italiano Giuseppe Paparone, 52, morto durante assalto na noite do último domingo. O parlamentar reclama que este não é um caso isolado e mais uma vez alegou falta de gerenciamento para a segurança no Ceará.
O deputado apoiou o seu discurso na manchete do Diário do Nordeste que noticiou o fato e acrescentou uma estatística sobre o número de homicídios na Grande Fortaleza no decorrer deste ano.
Segundo Ely Aguiar, o caso do italiano repercutiu na imprensa nacional e também em jornais da Itália. O parlamentar pontua que estava nos planos do italiano morar na Capital cearense, mas foi morto em uma das avenidas mais movimentadas da cidade. “Vamos dizer o que? Tapar sol com a peneira? Dizer que está tudo bem para agradar?”, questionou.
O parlamentar reconhece que o Governo vem investindo alto na área da segurança, mas aponta que há falhas, informando que a delegacia do bairro Sítio São João está fechada há mais de cinco anos, para ressaltar as falhas no setor que vem reclamando mais atenção.
“Falta gerenciamento, falta pulso de ferro para fazer com que os bandidos recuem. O governador José Serra quando quis botou o PCC para sair de São Paulo. O governador do Rio de Janeiro chamou o secretário de Segurança e disse ´não tenha pena, bote para moer´. Quando o bandido é preso ele é fotografado, filmado e ainda tem a logomarca da Secretaria de Segurança e do Governo do Estado do Rio de Janeiro para quando o indivíduo for solto, a população saber que é um bandido”, enfatizou o deputado.
Brechas
Ely Aguiar também culpa a Justiça pela violência, por colocar nas ruas determinados indivíduos, já que o Código Penal oferece muitas brechas, inclusive a questão regime semiaberto. Para ele, uma saída seria a diminuição da maior idade penal e a prisão perpétua. “A situação é a pior possível. Jamais imaginaríamos que Fortaleza chegasse onde chegou”, reclamou.
O deputado Guaracy Aguiar (PRB) lembra que é inconstitucional divulgar a imagem de presos. Ele pondera que a saída para diminuir com a violência seria investir no setor de inteligência da Polícia.
O deputado Vasques Landim (PR) alerta que o caso do italiano é ruim para o turismo cearense, pois gera uma imagem negativa do Estado. Para o parlamentar, o importante é não alimentar a impunidade, pois alega que esta é “a chaga alimentadora da violência” que hoje toma conta do País