Estagiários do Programa Celeridade iniciam treinamento para atuar na Justiça de 2º Grau
- 1024 Visualizações
- 25-04-2019
A Vice-presidência do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), que tem à frente a desembargadora Nailde Pinheiro, iniciou, nesta quinta-feira (25/04), treinamento de quatro estagiários de graduação para iniciar a primeira fase do programa de celeridade e produtividade no âmbito do 2º Grau. A capacitação está sendo supervisionada pela juíza auxiliar Joriza Magalhães Pinheiro.
A magistrada afirmou que a atual Gestão do Tribunal está priorizando a produtividade e a celeridade e esse projeto está inserido dentro desse contexto. “O objetivo da primeira fase é sanear dados, identificar gargalos na tramitação dos recursos, encontrar inconsistências nos registros das movimentações, assuntos e classes processuais e, no que for possível, corrigi-las, melhorar os fluxos processuais, tudo objetivando acelerar os processos e reduzir a taxa de congestionamento”, explicou a magistrada.
A juíza informou ainda que, “na segunda fase, será dado início à celeridade dos julgamentos. Esse trabalho, que é estratégico para o Tribunal, também será bom para os estudantes, principalmente sob o ponto de vista do aprendizado”.
O trabalho começará com um projeto-piloto no Gabinete do desembargador Sérgio Luiz Arruda Parente, que inclui duas fases: qualificação do acervo processual e intensificação dos julgamentos dos recursos.
O projeto tem a participação de servidores da Vice-Presidência e do Núcleo de Qualidade da Informação (NQI).