Conteúdo da Notícia

Espetáculo ensina educação financeira, de maneira lúdica, a crianças da Creche do Poder Judiciário

Ouvir: Espetáculo ensina educação financeira, de maneira lúdica, a crianças da Creche do Poder Judiciário

Ensinar os princípios básicos da educação financeira de maneira lúdica e divertida é objetivo do espetáculo “A Floresta Econômica – Uma Aventura Financeira” que, nessa segunda-feira (10/10), foi apresentado aos alunos da Creche-Escola do Poder Judiciário. A ação cultural integra a programação da Semana da Criança e foi promovida, em parceria com o Sistema de Crédito Cooperativo (Sicredi), na Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará (Esmec).

“Uma oportunidade ímpar ter essa contribuição do Sicredi Cooperjuris para que as crianças que estudam na nossa Creche tenham noções de educação financeira. Gostaria que isso se estendesse até mesmo para os adultos, que muitas vezes se prejudicam por não ter esse conhecimento. É uma questão a ser valorizada”, afirmou a presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira, que prestigiou o evento.

“O espetáculo é nossa contribuição social para o fomento da educação financeira de forma lúdica. Nosso objetivo é incentivar as crianças, desde os primeiros anos, ao consumo consciente, ao uso equilibrado dos recursos financeiros, para o equilíbrio do orçamento familiar”, explicou o presidente do Sicredi Cooperjuris, Francisco Colares.

Ao todo, 137 crianças acompanharam o musical, assim como pais, familiares e ex-alunos. Presentes, ainda, o diretor da Esmec, desembargador Francisco Luciano Lima Rodrigues, e o coordenador da Escola, juiz Alexandre Sá, além de gestores do Sicredi Cooperjuris.

A peça trata da escassez dos alimentos no Parque do Cocó, habitat dos personagens Professor Coruja, Urubu e Papagaio. Juntos, eles traçam estratégias para aumentar a produção de frutas e sementes, bem como economizar para os períodos de estiagem.

A ação tem como objetivo contribuir para a formação educacional dos alunos

Maria Fernanda Silveira, de sete anos, gostou da atividade. “Muito legal. Aprendi que tem que economizar dinheiro”. O pai dela, servidor Clóvis Braga, considera necessária a iniciativa. “Super válida porque promove a interação das crianças e é bom porque elas já começam a entender e nos ajudar em casa”.

Segundo a coordenadora da Creche-Escola, Mônica Cruz de Souza Andrade, a “Semana da Criança – Um golaço de diversão”, é alusiva à Copa do Mundo, por isso vão ocorrer jogos de futebol. Atividades recreativas, bailinho à fantasia, piquenique e oficina de cupcake também integram o cronograma, que vai até sexta-feira (14/10). Já no dia 8 de novembro, as crianças vão visitar a Arena Castelão.

Ao final, as crianças receberam revistas da Turma da Mônica sobre educação financeira, doadas pelo Sicredi Cooperjuris.

Para ver mais fotos clique na GALERIA.

Agenda2030