Esmec Artes 2022 homenageia cantor e compositor Petrúcio Maia
- 1370 Visualizações
- 20-12-2022
A Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec) homenageou o cantor e compositor cearense Petrúcio Maia com a apresentação “Entendo o fogo porque sou daqui”, que marcou o encerramento da edição de 2022 do “Esmec Artes”. Artistas como Ednardo, Eugênio Leandro, Rodger Rogério, Mano Alencar, Ricardo Bezerra e Fausto Nilo, parceiros do homenageado, deixaram seus depoimentos.
Realizado na última sexta-feira (16/12), o evento também contou com a participação do músico Calé Alencar, que trouxe vasto repertório de Petrúcio Maia e ressaltou a admiração pelas obras do compositor. “Algumas dessas canções que vou cantar aqui aprendi ouvindo Petrúcio através de outros intérpretes. Quando Petrúcio gravou seu primeiro disco – ele mesmo cantando -, já estávamos no final dos anos 70 e começo dos anos 80. Mas a obra dele vem sendo gravada já no começo dos anos 70, e eu já escutava e tinha uma admiração imensa”.
Entre as obras de Petrúcio Maia que fizeram mais sucesso estão “Pé de Sonhos” (com Brandão), “Passarás, Passarás, Passarás” (com Capinan), “Conflito” (com Climério), “Cebola Cortada” (com Clôdo) e, juntamente com Belchior, “Incêndio”, que carrega em seus versos o nome do Esmec Artes de 2022.
Como parte da programação artística, a Escola está recebendo a exposição “Devoção”, com 30 obras do fotógrafo Rodrigo Koraicho, frutos de expedição pelo continente asiático. A mostra é resultado de parceria com o Museu da Fotografia de Fortaleza (MFF).
Estas ações integram a edição do projeto cultural Esmec Artes, que tem como objetivo estimular as expressões artísticas no âmbito do Poder Judiciário cearense. Desde 2018, ano em que foi lançado, muitas apresentações artístico-culturais passaram pela Escola. Dentre esses eventos artísticos estão teatro, literatura, cinema, música, fotografia e dança.