Enquete TJCE: internautas acreditam que fotos manipuladas passam padrão de beleza inalcançável
- 1004 Visualizações
- 02-04-2018
Para “sair bem na foto”, muitas pessoas recorrem a programas de edição de imagem para ilustrarem o que elas gostariam de ser ou ter. Pensando nisso, a enquete do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) perguntou, durante a última semana, o que os internautas acham de uma lei francesa que determina que fotos de modelos alteradas por esses programas, usadas em contexto comercial, deverão ter tarja com a mensagem “foto retocada”.
Entre os participantes, 86% (184 votos) são favoráveis à medida. Para eles, essas fotos passam um padrão de beleza inalcançável. Já 8% (18 votos) afirmaram que o intuito desses programas é corrigir imperfeições e que, por esse motivo, não concordam com a legislação. Outros 6% (12 votos) afirmaram não ter opinião sobre o assunto. Ao todo, 214 pessoas participaram.
Com a iniciativa, o governo francês pretende conter a manipulação de imagens tratando a técnica como problema de saúde pública, a exemplo da magreza extrema em modelos e distúrbios relacionados à imagem corporal entre aqueles que se inspiram nas fotos retocadas.
Em vigor desde o último dia 1º de outubro, quem ignorar a nova regra pode ser multado em €37,5 mil euros (cerca de R$ 140 mil) ou em 30% do custo de criação do comercial.
Já está disponível, no Portal do TJCE, a nova enquete: Em 2 de abril, é comemorado o Dia Mundial do Autismo. Você acha que as escolas no Brasil promovem a inclusão de pessoas autistas?