Enquete TJCE: desligar aparelhos ao fim do expediente é a opção preferida para economizar energia
- 1722 Visualizações
- 11-04-2016
Diminuir o consumo de energia é uma medida que já acontece na casa da maioria dos brasileiros. Mas, no trabalho, nem todos tomam providências para reduzir o gasto de energia. Por isso, a enquete no site do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) perguntou, nessa última semana, que medidas os participantes tomavam para a economia de energia no local de trabalho. Desligar todos os aparelhos ao fim do expediente é a maneira que 74% colaboram com a redução de consumo.
Dos 85 participantes, dez (12%) disseram que não fazem nada para economizar. Oito (9%) reduzem o uso do ar condicionado e outros quatro (5%), preferem usar as escadas ao elevador.
Reduzir o consumo de energia é importante não só para diminuir os gastos com a conta, mas também pelo bem do planeta. A maior parte da energia do País ainda vem de hidrelétricas, em função da grande quantidade de rios. Por isso, quanto maior o consumo de energia, maior o gasto de água. Mesmo as usinas hidrelétricas sendo uma fonte renovável de energia, mas isso não significa que sejam ambientalmente corretas.
Economizando na conta de luz, é possível ajudar o País a preservar suas reservas ecológicas e, consequentemente, a vida do planeta.