Encontro debate implantação de Conselho Comunitário para apoiar as Varas Criminais
- 692 Visualizações
- 18-12-2012
A juíza Maria das Graças Almeida de Quental, titular da Vara de Penas Alternativas da Comarca de Fortaleza, esteve reunida, nessa segunda-feira (17/12), com magistrados e servidores do Fórum Clóvis Beviláqua. O objetivo do encontro foi tratar da implantação de Conselho Comunitário que deverá atuar em apoio às Varas Criminais.
A magistrada explicou que o Conselho visa acompanhar o cumprimento das penas e contribuir para a ressocialização de presos e egressos do sistema carcerário. “Queremos atuar antes da pena, de forma preventiva, durante a pena, acompanhando a situação de cada preso, e depois da pena, tentando reinseri-los na sociedade”, disse.
Ela ressaltou que, no início de 2013, será realizada nova reunião para buscar o apoio de promotores de Justiça, defensores públicos, advogados e representantes da sociedade civil. “Precisamos firmar parcerias com pessoas comprometidas, para tentar mudar a situação atual, que é extremamente preocupante”.
O encontro contou com a presença do coordenador das Varas Criminais, juiz Eduardo de Castro Neto, da presidente do Conselho da Comunidade de Itapipoca, Veridiana Mendes, e do promotor de Justiça Francisco Edson de Sousa Landim, que apresentou a experiência do Conselho Comunitário de Apoio ao Ministério Público e ao Juizado Especial de Parangaba, em funcionamento desde 2001.