Em um mês, mais de mil pessoas visitaram o “Espaço da História FCB”
- 798 Visualizações
- 12-06-2024
Inaugurado há pouco mais de um mês, o Espaço da História do Fórum Clóvis Beviláqua (FCB) já recebeu mais de mil visitantes. O ambiente foi criado para rememorar fatos marcantes da Comarca de Fortaleza, exibindo materiais que datam desde a época das primeiras capitanias.
Para a diretora do FCB, juíza Solange Menezes Holanda, o espaço tem cumprido sua missão de “fortalecer a cultura e a memória da Justiça na Capital”. A magistrada considera que “é um instrumento de reconhecimento e valorização de homens e mulheres que dedicam suas vidas para fazer Justiça. A grande adesão dos visitantes, num tempo tão exíguo, nos faz um convite à reflexão acerca da importância da preservação da memória como componente indispensável ao aperfeiçoamento da Justiça”, destaca a juíza, acrescentando que, muitas vezes, os visitantes conseguem se reconhecer nas filmagens da época da inauguração do atual prédio do Fórum, no bairro Edson Queiroz.
Quem vai ao espaço, localizado no Setor Verde do FCB, encontra um painel cronológico e uma galeria digital com acesso interativo à biografia de ex-diretoras e ex-diretores do Fórum. Além disso, a exposição conta com cópias de processos de grande relevância, como o da ativista Maria da Penha, que se tornou um dos principais nomes atuantes no combate à violência doméstica e, inclusive, inspirou a internacionalmente reconhecida lei federal nº 11.340/2006.
No local, também há maquetes que mostram o antigo Palácio da Justiça, onde a Justiça de 1º Grau da Capital funcionava, no centro da cidade, e a Vila de Fortaleza, demonstrando como era o ambiente nos primórdios do Judiciário cearense, ainda no século XVIII.
O “Espaço da História do FCB” foi desenvolvido a partir da Portaria nº 471/2023, da Diretoria do Fórum, que instituiu o dia 6 de maio de 1833 como aquele no qual foi criada a Comarca de Fortaleza. Na ocasião, ocorreu a sessão extraordinária do Conselho da Província do Ceará.
SERVIÇO
“Espaço da História FCB”
Horário de visitação: 9h às 18h
Local: Fórum Clóvis Beviláqua – Setor Verde, Sala 1, Nível 0 (em frente ao elevador central)