Egressos do sistema prisional concluem curso de gastronomia e preparam coffee break nesta quarta-feira
- 1227 Visualizações
- 04-09-2019
Pessoas que cumpriram pena e estão em busca de novas oportunidades participarão de momento especial, nesta quarta-feira (04/09). Elas concluíram curso na Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco (da Secretaria da Cultura do Estado) e vão preparar coffee break, que será servido durante encontro de profissionais ligados aos projetos de ressocialização desenvolvidos pelo Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE). O evento, que ocorrerá às 15h, objetiva discutir parcerias para a oferta de vagas de aprimoramento profissional e cultural.
Na ocasião, todos os presentes conhecerão os outros trabalhos do projeto “Aprendizes da Liberdade”, que reúne ações de reintegração social. É outra oportunidade de capacitação para os egressos, que concluíram o curso de gastronomia realizado durante três semanas do último mês de julho.
O encontro contará com a participação dos juízes das Varas de Execução Penal de Fortaleza, Luiz Bessa Neto, Luciana Teixeira de Souza e Cézar Belmino Barbosa Evangelista Júnior; do secretário da Casa Civil do Estado, Élcio Batista; do representante do Instituto Dragão do Mar, Paulo Linhares; e da professora Selene Penaforte, coordenadora da Escola de Gastronomia.
A ESCOLA
A unidade, que funciona no bairro Cais do Porto, em Fortaleza, é centro de pensamento, inovação, experimentação e de produção de conhecimento sobre gastronomia e cultura alimentar. O programa de formação é considerado pioneiro em termos de políticas públicas no país. A Escola faz parte das ações de cultura, economia criativa, juventude e turismo do Estado. É uma instituição de ensino público na área, com certificação em nível básico e técnico, mantida pelo Governo do Ceará por meio da Secretaria da Cultura, gerida pelo Instituto Dragão do Mar e patrocinada pelo Grupo M. Dias Branco, conjunto de empresas que fabricam alimentos.
“APRENDIZES DA LIBERDADE”
O “Aprendizes da Liberdade” é um dos oito projetos que formam o “Programa Um Novo Tempo”, do TJCE, que traz possibilidade de estudo e trabalho para apenados e quem já saiu do sistema carcerário. Todas as iniciativas têm apoio de outras instituições públicas e privadas. O “Aprendizes” é resultado da parceria entre TJCE, Governo do Estado, Prefeitura de Fortaleza, Instituto Promil e Grupo M. Dias Branco. Além da área de cozinha e formação de salgadeiro, atua na capacitação em designer de sobrancelhas, logística, marketing e vendas, inglês básico, eletricista predial/residencial e bombeiro hidráulico/sanitário.