Doações de mudas de plantas marcam Dia Mundial do Meio Ambiente no Fórum Clóvis Beviláqua
- 1693 Visualizações
- 05-06-2023
No Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado nesta segunda-feira (05/06), o Fórum Clóvis Beviláqua (FCB) promoveu a distribuição de 150 mudas de diversas plantas, para magistrados, servidores, colaboradores e público externos, por ordem de chegada ao local da ação.
A diretora do FCB, juíza Solange Holanda, explica que a iniciativa é um incentivo às práticas ambientalmente responsáveis. “No Dia Mundial do Meio Ambiente, o Fórum Clóvis Beviláqua repassa mudas de plantas frutíferas e ornamentais, como forma de sensibilizar as pessoas que aqui trabalham e circulam sobre a importância de cuidar da Terra, esse organismo vivo onde habitamos”.
Mudas de pitomba, cajá, ingá, tamarineiro, ipê roxo, mini lacre, clúsia, palmeira e dracena foram doadas para o evento pelo Horto Municipal de Fortaleza, Parque Botânico e Polícia Ambiental.
PÔR DO SOL CULTURAL
Na programação do Judiciário cearense no mês de junho, em alusão ao tema, será divulgado material informativo com orientações sobre sustentabilidade. Além disso, o Pôr do Sol Cultural, encontro que ocorre na penúltima sexta-feira de cada mês, receberá no dia 23/06, às 16h30, o Dr. João Alfredo Telles Melo, superintendente do IDACE (Instituto do Desenvolvimento Agrário do Ceará), para uma palestra sobre “Sustentabilidade e Meio Ambiente”.
AÇÕES DE SUSTENTABILIDADE
Para promover a adoção de práticas sustentáveis em suas instalações, o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) vem adotando iniciavas para o uso de energia limpa, como a substituição de lâmpadas fluorescentes por lâmpadas de LED, troca de equipamentos de climatização com mais de 10 anos de uso por equipamentos com novas tecnologia e mais econômicos, além de estudos para a instalação de painéis solares em fóruns, como já existem nas Comarcas de Russas e Itapajé.
Sobre os painéis solares, a Secretaria de Planejamento do TJCE informa que as unidades cearenses com esses sistemas já reduziram 309 toneladas na emissão de CO2 na atmosfera, desde que foram implantados, em 2021.
O Poder Judiciário conta, desde 2015, com o Núcleo Socioambiental do TJCE, responsável pelo gerenciamento de questões relacionadas ao tema, acompanhadas pela Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável (PLS) da Justiça cearense.
Entre os projetos realizados pelo TJCE estão iniciativas para o uso responsável de papel, com digitalização e redução da impressão de documentos, reúso de água, substituição de copos plásticos, a própria instalação de placas solares, promoção de palestras, parcerias com associações e cooperativas aptas a receberem materiais recicláveis originários do descarte de resíduos produzidos nas unidades do Judiciário do Estado, entre outras medidas.