Divulgação dos Pontos de Inclusão Digital amplia acesso aos serviços judiciais no Vapt-Vupt de Messejana
- 343 Visualizações
- 28-03-2025
Com o objetivo de ampliar o acesso aos serviços do Poder Judiciário, o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), por meio da Central de Atendimento Judicial (CAJ), promoveu, nesta sexta-feira (28/03), divulgação do Ponto de Inclusão Digital (PID) localizado no Vapt-Vupt do bairro Messejana. Durante todo o dia, servidores da CAJ distribuíram panfletos e orientaram a população sobre como utilizar a tecnologia, implementada para evitar a exclusão digital.
“É muito importante divulgar esse projeto. Nós recebemos muita demanda do Vapt-Vupt de Messejana e, como dentro do equipamento há diversos serviços, sentimos a necessidade de também estarmos aqui disponíveis para atender aqueles que têm processos na Justiça estadual ou Federal”, detalhou Pedro Henrique de Lima Silva, supervisor de atendimento da Central.

Inaugurado em junho de 2024, esse PID é fruto de parceria entre o TJCE, a Justiça Federal e o Governo do Estado, fornecendo à população uma sala devidamente equipada com computador e câmera para consulta de processos, atendimentos do Balcão Virtual, ou mesmo para a realização de atos processuais, como depoimentos de partes e testemunhas por videoconferência.
A estudante de pedagogia Viviane Ferreira aproveitou a ida ao Vapt-Vupt para solucionar uma necessidade antiga. “Com as demandas do dia a dia, resolvemos uma coisa ou outra, e facilidades assim passam despercebidas. O PID é muito útil, eu vim resolver um problema e acabei tendo conhecimento de que posso solucionar outras coisas. Esse QR Code que eu posso utilizar de casa também é excelente, porque simplifica a questão do tempo, tanto para mim, que estou precisando, quanto para o serviço, que acredito que vai ter mais agilidade”, avaliou.

Para a dona de casa Maria Edna Pereira, o maior benefício do Ponto é a possibilidade de, em um só lugar, receber todas as informações necessárias sobre o seu caso, sem a necessidade de agendamento prévio. “A divulgação me deu a oportunidade de tirar dúvidas sobre a demanda que eu quero com mais antecedência”, relatou.
Quem precisa utilizar o espaço para realizar atos processuais pode realizar o agendamento, informando o dia e o horário da audiência pelo telefone (85) 3108-2000.

SAIBA MAIS
Os Pontos de Inclusão Digital estão alinhados com a Resolução nº 508/2023, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que dispõe sobre a necessidade de facilitar o acesso ao Judiciário aos excluídos digitalmente, que não possuem os equipamentos necessários para a resolução de demandas via internet.
A iniciativa também segue os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável nº 10 e nº 16 da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), que falam, respectivamente, sobre a Redução das Desigualdades e sobre Paz, Justiça e Instituições Eficazes. Além do PID do Vapt Vupt de Messejana, atualmente, há 19 Pontos em funcionamento em unidades judiciárias do TJCE, e outros seis instalados em parceria com a Justiça eleitoral.

