Conteúdo da Notícia

Divulgação dos Pontos de Inclusão Digital amplia acesso aos serviços judiciais no Vapt-Vupt de Messejana

Ouvir: Divulgação dos Pontos de Inclusão Digital amplia acesso aos serviços judiciais no Vapt-Vupt de Messejana

Com o objetivo de ampliar o acesso aos serviços do Poder Judiciário, o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), por meio da Central de Atendimento Judicial (CAJ), promoveu, nesta sexta-feira (28/03), divulgação do Ponto de Inclusão Digital (PID) localizado no Vapt-Vupt do bairro Messejana. Durante todo o dia, servidores da CAJ distribuíram panfletos e orientaram a população sobre como utilizar a tecnologia, implementada para evitar a exclusão digital.

“É muito importante divulgar esse projeto. Nós recebemos muita demanda do Vapt-Vupt de Messejana e, como dentro do equipamento há diversos serviços, sentimos a necessidade de também estarmos aqui disponíveis para atender aqueles que têm processos na Justiça estadual ou Federal”, detalhou Pedro Henrique de Lima Silva, supervisor de atendimento da Central.

 

A operadora de atendimento Rafaelly da Silva Rodrigues ajudou na divulgação

 

Inaugurado em junho de 2024, esse PID é fruto de parceria entre o TJCE, a Justiça Federal e o Governo do Estado, fornecendo à população uma sala devidamente equipada com computador e câmera para consulta de processos, atendimentos do Balcão Virtual, ou mesmo para a realização de atos processuais, como depoimentos de partes e testemunhas por videoconferência.

A estudante de pedagogia Viviane Ferreira aproveitou a ida ao Vapt-Vupt para solucionar uma necessidade antiga. “Com as demandas do dia a dia, resolvemos uma coisa ou outra, e facilidades assim passam despercebidas. O PID é muito útil, eu vim resolver um problema e acabei tendo conhecimento de que posso solucionar outras coisas. Esse QR Code que eu posso utilizar de casa também é excelente, porque simplifica a questão do tempo, tanto para mim, que estou precisando, quanto para o serviço, que acredito que vai ter mais agilidade”, avaliou.

 

Viviane Ferreira gostou de conhecer os serviços oferecidos pelo PID

 

Para a dona de casa Maria Edna Pereira, o maior benefício do Ponto é a possibilidade de, em um só lugar, receber todas as informações necessárias sobre o seu caso, sem a necessidade de agendamento prévio. “A divulgação me deu a oportunidade de tirar dúvidas sobre a demanda que eu quero com mais antecedência”, relatou.

Quem precisa utilizar o espaço para realizar atos processuais pode realizar o agendamento, informando o dia e o horário da audiência pelo telefone (85) 3108-2000.

 

Maria Edna considerou ágil o atendimento do PID

 

SAIBA MAIS

Os Pontos de Inclusão Digital estão alinhados com a Resolução nº 508/2023, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que dispõe sobre a necessidade de facilitar o acesso ao Judiciário aos excluídos digitalmente, que não possuem os equipamentos necessários para a resolução de demandas via internet.

A iniciativa também segue os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável nº 10 e nº 16 da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), que falam, respectivamente, sobre a Redução das Desigualdades e sobre Paz, Justiça e Instituições Eficazes. Além do PID do Vapt Vupt de Messejana, atualmente, há 19 Pontos em funcionamento em unidades judiciárias do TJCE, e outros seis instalados em parceria com a Justiça eleitoral.

Agenda2030 Promojud