Disputa por hotel termina em vandalismo
- 724 Visualizações
- 08-06-2010
Regional 08.06.2010
Fortaleza. A locação de um hotel na Praia de Flecheiras, em Trairi, motivou uma disputa que culminou num ato violento ocorrido no último fim de semana. Após alugar seu hotel ao filho de um dono de hotel da região, o empresário Décio Sanford descobriu que o empreendimento havia sido entregue a um grupo de espanhóis. Depois de conseguir reaver o imóvel na Justiça, o empresário recebeu ameaças e teve o hotel invadido pelo espanhol que estava gerenciando o hotel, Josep Ripa Duran, que foi preso em flagrante.
Décio Sanford conta que, em 2006, alugou o hotel Solar das Flecheiras, de sua propriedade, a Erich Alexandre Cruz Steffen. “O problema é que essa pessoa que alugou o hotel se associou a um grupo de empresários espanhóis e entregou a eles o controle do empreendimento, sem me dar qualquer aviso e desrespeitando o contrato de locação”, relata. Há dois anos, o grupo deixou de pagar o aluguel do empreendimento sem qualquer explicação, dando ao empresário um prejuízo de cerca de R$ 250 mil.
Disputa
Diante do ocorrido, o empresário decidiu ajuizar uma ação de reintegração de posse, obtendo do juiz Nathanael Cônsoli, da comarca de Trairi, liminar no último dia 12 de maio. Segundo ele, o grupo espanhol encaminhou um agravo de instrumento ao Tribunal de Justiça do Estado, que foi negado. Ao retomar a posse do imóvel, Décio Sanford descobriu ainda mais prejuízos. “O local estava abandonado, sem receber hóspedes, faltavam móveis, lençóis. A luz e o telefone estavam cortados há três meses. Foi terrível descobrir que um empreendimento no qual empreguei tempo e dedicação ao longo de 25 anos havia sido deixado assim. Muitas das pessoas que trabalhavam comigo e foram demitidas por eles me procuraram quando souberam que eu havia reassumido o hotel. Todos queriam o emprego de volta”.
No sábado à noite, o empresário conta que a pessoa empregada pelo grupo espanhol como gerente invadiu o hotel, praticou atos de vandalismo e ameaçou-o de morte, alegando que o hotel não pertencia a Décio. A Polícia foi acionada e o espanhol foi preso em flagrante. “Senti-me violentado porque eu fui ameaçado na frente da minha família, mas agradeço a ação da Justiça e da Polícia em relação a este caso”, ressalta. Enquanto isso, Erich Steffen, que alugou o hotel, está em local ignorado
Até o fechamento desta edição, o espanhol continuava detido na Delegacia de Trairi, aguardando o pagamento de fiança. Se o pagamento não acontecesse até a tarde de ontem, o escrivão da delegacia informou que ele seria transferido para a Cadeia Pública da cidade.