Conteúdo da Notícia

Diretoria do Fórum lança cartilha sobre promoção de saúde e qualidade de vida

Diretoria do Fórum lança cartilha sobre promoção de saúde e qualidade de vida

Ouvir: Diretoria do Fórum lança cartilha sobre promoção de saúde e qualidade de vida

A Diretoria do Fórum Clóvis Beviláqua (FCB) lançou, nessa quinta-feira, (06/12) a “Cartilha sobre Promoção de Saúde e Qualidade de Vida”, no Auditório Agenor Studart. Na oportunidade, os participantes foram beneficiados com uma sessão de técnica de relaxamento para controle da insônia e ansiedade, com o facilitador e servidor Áthila Campos Girão, que também é doutor em Ciências na área de Saúde Coletiva.
A chefe da Seção de Capacitação do Fórum, Adriana Albano, que conduziu o lançamento, esclareceu que a elaboração da cartilha é uma das ações do Programa de Saúde do Trabalhador (Prost) e objetiva conscientizar os servidores quanto aos riscos de adoecimento no ambiente laboral, visando à promoção de maior qualidade de vida. O material foi elaborado pela professora do Curso de Psicologia da Universidade de Fortaleza (Unifor), Patrícia Passos (que é a idealizadora do Prost), junto com alunos da instituição de ensino. A cartilha pode ser acessada na página inicial da Intranet do Fórum.
Segundo a professora, a cartilha esclarece “sobre aspectos relacionados ao sofrimento psíquico e adoecimento no local de trabalho, dando inclusive dicas de como cuidar do corpo e da saúde física e mental, para que o resultado seja promoção de saúde e melhoria na qualidade de vida do servidor do Fórum”. Ela lembra que a ideia surgiu dos próprios servidores, por meio de oficinas de escuta realizadas a partir de 2016 sobre as relações de trabalho. Nas ocasiões, foi levantado que alguns servidores estavam adoecidos (sendo, inclusive, as doenças relacionados ao trabalho) e, muitas vezes, o gestor não conseguia reconhecer.
O Prost é um programa da Unifor, que é realizado no Fórum desde 2016. O objetivo é favorecer o desenvolvimento de relações saudáveis no ambiente de trabalho e contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos servidores lotados no Fórum.
Fonte: FCB