Conteúdo da Notícia

Diretoria do Fórum Clóvis Beviláqua apresenta balanço da Gestão 2021-2023

Ouvir: Diretoria do Fórum Clóvis Beviláqua apresenta balanço da Gestão 2021-2023

A diretora do Fórum Clóvis Beviláqua (FCB), juíza Ana Cristina Esmeraldo, apresentou, nessa terça-feira (17/01), balanço com os principais números da Gestão à presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira, e ao presidente eleito e atual vice-presidente do Tribunal, desembargador Abelardo Benevides Moraes. Entre as informações destacadas estão dados gerenciais, organogramas, indicadores, detalhes das unidades administrativas, análises dos projetos estratégicos patrocinados pela Diretora do FCB, além de informações sobre a pesquisa de satisfação realizada em dezembro de 2022.

“É responsabilidade do gestor documentar seus atos e prestar contas. E foi o que hoje fizemos. Foi apresentado o demonstrativo das ações realizadas ao longo desses dois anos e, ao mesmo tempo, o relatório explica e documenta a atual estrutura administrativa do Fórum, com informações importantes sobre os serviços prestados e o acompanhamento da gestão dos setores. Além da questão da manutenção predial e dos cuidados com organização, limpeza, controle de acesso e o funcionamento das estruturas físicas do Fórum e das unidades externas da Comarca, a Diretoria do Fórum é responsável pelos serviços prestados em cada uma das unidades administrativas que o compõem. Então, nesta oportunidade, foram expostos os dados dos indicadores estratégicos das unidades, bem como as metas atingidas, além de informes sobre os processos de trabalho e, especialmente, os resultados das ações gerenciais implementadas”, explica a juíza Ana Cristina Esmeraldo.

Ao final da reunião, foi entregue relatório de transição impresso, de 280 páginas, elaborado pelo Núcleo de Governança da Comarca de Fortaleza, com todos os números e detalhes coletados. “Mostrar o grau de evolução da Gestão e o nível gerencial de cada um dos que compõem a estrutura administrativa da Diretoria era um dever meu, como diretora, inclusive para reconhecer e agradecer o empenho de todos os envolvidos. A consolidação das informações nesse documento é também importante para deixar um registro para o futuro, permitindo consultas pelas pessoas que irão continuar nessas atividades ou para as novas que chegarem”, completou a magistrada.

Vice-presidente do TJ, desembargador Abelardo Benevides, e presidente do Tribunal, desembargadora Nailde Pinheiro

“Enxerguei na pessoa da juíza Ana Cristina esse perfil de excelente gestora. E ao lado do vice-diretor do Fórum, juiz Edson Feitosa, fez um grande trabalho. Agradeço a esses dois valorosos magistrados que deram essa contribuição à Justiça cearense. Foi um grande desafio, mas acredito que a atual Administração deixa um legado diferenciado. Hoje, quem frequenta o Fórum Clóvis Beviláqua percebe a diferença”, ressaltou a chefe do Poder Judiciário estadual.

A Diretoria do FCB abrange 190 unidades da Comarca de Fortaleza, sendo 149 judiciárias e 41 administrativas. É responsável por 42% do acervo processual de todo o Estado e conta com 25,4% da força de trabalho do Judiciário cearense. Atualmente, são 187 magistrados em exercício, sendo 78 mulheres e 109 homens, além de 2.177 colaboradores, entre servidores (1.288), estagiários (569) e terceirizados (320).

Também participaram da reunião a juíza supervisora da Secretaria Judiciária de 1º Grau, Solange Holanda, que será a próxima Diretora do Fórum; os superintendentes das Áreas Administrativa e Judiciária do TJCE, Sérgio Mendes de Oliveira Filho e Nilsiton Aragão, respectivamente; e servidores que integram a Diretoria do FCB.

Apresentação do balanço da Diretoria do FCB ocorreu na sala de sessões do Órgão Especial do TJCE

SATISFAÇÃO DOS USUÁRIOS

Conforme pesquisa realizada pela Diretoria, o grau de satisfação do público interno com a gestão do Fórum passou de 81,69%, em 2019, para 93,33%, em 2022. Já o grau de satisfação do público externo com os serviços do Fórum passou de 73,91% para 90% nesse mesmo período.

“O resultado apresentado é fruto do trabalho de muitos e do apoio permanente da Presidência do Tribunal de Justiça. Atuamos para melhoria dos serviços prestados na Comarca e, ainda, implantamos um programa voltado para a humanização do atendimento, o ‘FCB+Humanizado’, que teve impacto muito positivo no acolhimento e atendimento tanto dos usuários, como das pessoas que aqui trabalham”, completou a diretora Ana Cristina Esmeraldo.

A magistrada assumiu a gestão do FCB no biênio 2019-2021 e foi reconduzida ao cargo na Gestão 2021-2023, que termina no final de janeiro deste ano.

TjceTransparente