Conteúdo da Notícia

Diretoria do Fórum apresenta novo modelo de governança estratégica

Diretoria do Fórum apresenta novo modelo de governança estratégica

Ouvir: Diretoria do Fórum apresenta novo modelo de governança estratégica

A Diretoria do Fórum Clóvis Beviláqua (FCB) deu início à implementação de um novo modelo de governança estratégica, com o objetivo de aprimorar a gestão administrativa das diversas áreas e setores que compõem o Fórum e, assim, oferecer melhores serviços aos jurisdicionados, além de contribuir com o alcance dos objetivos estratégicos do Poder Judiciário do Ceará.
A juíza diretora, Ana Cristina de Pontes Lima Esmeraldo, apresentou os detalhes do funcionamento da nova estrutura durante reunião, na tarde dessa terça-feira (19/02), com os juízes coordenadores das áreas. Segundo a magistrada, foi feito o alinhamento inicial dos trabalhos e definidas as próximas etapas.
“Essa primeira reunião conjunta com os juízes coordenadores e integrantes da Diretoria teve por objetivo estabelecer a forma de trabalho, ouvir as demandas e sugestões das áreas, apresentar os servidores que integrarão o núcleo de apoio e elaborar o calendário inicial das atividades”, afirmou.
Com o mesmo propósito, serão realizadas também reuniões com gestores das unidades administrativas do Fórum, já agendadas para acontecer entre os dias 25 de fevereiro e 15 de março.
GOVERNANÇA ESTRATÉGICA
A estrutura será formada por um Comitê de Governança Estratégica e um Núcleo de Apoio a Governança Estratégica, que estarão responsáveis por elaborar, articular, apoiar e acompanhar a implementação de ações, projetos e práticas referentes à gestão administrativa do Fórum.
O Comitê deverá propor iniciativas que contribuam para o bom funcionamento das atividades das diversas áreas que integram o Fórum, bem como que auxiliem no cumprimento da estratégia do Poder Judiciário do Ceará.
Já o Núcleo de Apoio a Governança Estratégica terá como atribuições acompanhar a implementação dos indicadores e metas das ações e projetos estratégicos; realizar estudos de viabilidade e de diagnóstico para estruturar projetos e planos de trabalho; acompanhar, avaliar e divulgar os resultados das ações administrativas, dentre outras.
PRESENÇAS
Estiveram presentes na reunião dessa terça-feira, além da diretora do Fórum, o vice-diretor, juiz Edson Feitosa dos Santos Filho; o secretário-executivo da Diretoria, José Wilton Bessa Macedo Sá; o assessor jurídico da Diretoria, Luiz Eliésio Silva Junior; o juiz coordenador das Varas Cíveis, Antônio Cristiano de Carvalho Magalhães; a juíza coordenadora das Varas da Fazenda Pública, Recuperação de Empresas e Falências, Execução Fiscal e Registros Públicos, Ana Cleide Viana de Sousa; a juíza coordenadora das Varas de Família e Sucessões, Maria Martins Siriano; a juíza coordenadora das Varas Criminais, de Delitos de Tráfico de Drogas, de Execuções Penais, Juízo Militar, Penas Alternativas e Júri, Solange Menezes Holanda; a juíza coordenadora das Varas da Infância e Juventude, Mabel Viana Maciel; o juiz ouvidor do Fórum, Gúcio Carvalho Coelho; e o juiz supervisor da Central de Cumprimento de Mandados Judiciais, Flávio Vinícius Bastos Sousa.
PRÓXIMOS ENCONTROS
Na ocasião, a juíza diretora avaliou a reunião como muito proveitosa e antecipou aos juízes coordenadores que irá promover um ciclo de reuniões para apresentação da nova gestão e do planejamento estratégico, contemplando todo o corpo de magistrados e servidores do Fórum.
Os encontros, que terão formato de workshop, ocorrerão no 1º Salão do Júri, nos dias 11 de março (com juízes) e 13, 14, 20 e 26 de março (com servidores).