Diretores de secretaria participam de capacitações sobre planejamento no Fórum Clóvis Beviláqua
- 768 Visualizações
- 20-05-2013
Diretores de secretaria de varas do Fórum Clóvis Beviláqua estão participando de treinamentos sobre a importância do planejamento como instrumento de gestão, que fazem parte do Programa de Desenvolvimento de Gestores Judiciais (PDJUD). Nesta segunda-feira (20/05), foram abordados os assuntos “Planejamento Estratégico do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE)” e “Utilização da Gratificação por Alcance de Metas (GAM) como recurso gerencial”.
O secretário especial de Planejamento e Gestão do Tribunal, Luís Eduardo de Menezes Lima, a diretora do Departamento de Estratégia e Projetos da Secretaria, Diana Pontes, e a diretora do Departamento de Gestão de Pessoas do TJCE, Jacqueline Lima Alves, fizeram as explanações.
Já na sexta-feira (17/05), os participantes aprenderam sobre “Teoria do Planejamento”, curso ministrado pelo secretário executivo do Fórum, Wilton Bessa. Foram discutidas ações que podem contribuir para melhorar o desempenho e reduzir a taxa de congestionamento das unidades. Os servidores também conheceram ferramenta que possibilita às varas monitorarem os resultados.
Para a diretora de secretaria da 12ª Vara de Família, Francisca Silvânia Machado, os treinamentos têm possibilitado grande aprendizado, por serem ministrados por pessoas com experiência na área de administração. “Estão contribuindo bastante, pois passamos a entender as metodologias de gestão e temos a oportunidade de compartilhar nossas experiências e de expor nossas dificuldades”.
Esses treinamentos fazem parte do primeiro ciclo de capacitações, que teve início no último dia 6 e termina na próxima sexta-feira (24/05). Nessa etapa, participam os diretores de secretaria das Varas Cíveis, de Família, da Fazenda Pública, de Execuções Fiscais, Sucessões, Registros Públicos e de Recuperação de Empresas e Falências.
O segundo ciclo do PDJUD ocorrerá de 3 a 21 de junho, contemplando os diretores de secretaria das Varas Criminais, do Júri, de Trânsito, Execução Penal, Auditoria Militar, Tráfico de Drogas, Penas Alternativas, da Infância e da Juventude, dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais e do Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher.