Destaques do Ano: TJCE premia unidades judiciárias em reconhecimento ao alto índice de produtividade em 2021
- 5122 Visualizações
- 13-05-2022
As unidades judiciárias que alcançaram os melhores índices de produtividade em 2021, foram certificadas como “Destaques do Ano”, na tarde desta sexta-feira (13/05), durante solenidade híbrida na Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec), conduzida pela presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira. A iniciativa, que está na segunda edição, objetiva incentivar e reconhecer os esforços de magistrados e servidores na busca pela excelência na gestão judiciária e aperfeiçoamento constante dos serviços prestados ao cidadão.
Foram agraciadas 200 unidades, dentre as 400 que compõem o Judiciário cearense. Para a certificação, foi considerado o acervo processual, o número de baixas processuais e a produção de sentenças. A premiação incluiu as categorias: Selo Ouro (10% mais produtivas), Prata (Entre 10% e 25% mais produtivas) e Bronze (Entre 25% e 50% mais produtivas); além da Revelação (concedida para unidade que alcançou o maior crescimento de produtividade relativa entre todas as entrâncias); e Melhor Unidade da Entrância (que destacou a vara com maior produtividade relativa de cada Entrância – Inicial, Intermediária e Final).
A chefe do Judiciário cearense ressaltou a importância da honraria. “Essa premiação é um reconhecimento simbólico do resultado alcançado e do trabalho de excelência desempenhado pelas diversas unidades judiciárias que fazem nossa Instituição, mesmo diante de cenários tão adversos e desafiadores que vivenciamos em 2021. Que as varas premiadas possam ser inspiração para as demais, e que continuem incrementando a qualidade de seu trabalho, contribuindo, assim, para que o Tribunal de Justiça do Ceará ofereça uma prestação jurisdicional cada vez melhor”.
A desembargadora enfatizou que a Gestão do TJCE está “buscando elevar, cada vez mais, o Poder Judiciário do Ceará, que vem sendo muito bem reconhecido pelo Conselho Nacional de Justiça, como o tribunal que acolhe ideias e boas práticas”.
Compuseram a mesa da solenidade os desembargadores Abelardo Benevides (vice-presidente), Paulo Airton Albuquerque Filho (corregedor-geral) e Luciano Lima Rodrigues (diretor da Esmec); a juíza Ana Cristina Esmeraldo, diretora do Fórum Clóvis Beviláqua; o juiz auxiliar da Presidência, Emílio Viana; e os secretários do Tribunal: Sérgio Mendes (superintendente da Área Administrativa) e Marcelo Maia (Planejamento e Gestão). Também estiveram presentes os desembargadores Mário Parente Teófilo Neto e José Tarcílio de Souza, além de magistrados e servidores da Capital e Interior.
A lista completa com os nomes das unidades judiciárias premiadas será publicada no Diário da Justiça da próxima segunda-feira (16/05). A premiação na íntegra consta no canal oficial do TJCE no Youtube.
ESFORÇO E DEDICAÇÃO
Destaque na categoria “Melhor da Entrância Final”, a 8ª Vara Cível de Fortaleza foi representada pela titular da Unidade, juíza Ana Kayrena da Silva Freitas. “Sinto-me muito honrada em estar recebendo esse prêmio, resultado de um trabalho em equipe. Agradeço pelo compromisso em sempre atender o nosso usuário e pela busca de um serviço de Justiça de excelência, que é o que buscamos. A união e sintonia da equipe foram fundamentais para o alcance dos resultados. Ressalto que o reconhecimento da nossa Instituição, por esse esforço conjunto, é o que nos motiva a continuar buscando melhores resultados por uma prestação jurisdicional mais célere e mais eficaz”.
Representando a Vara Única da Comarca de Chorozinho, agraciada na categoria “Unidade Revelação”, o servidor Moisés Carneiro de Aguiar, agradeceu a honraria e afirmou que o resultado do trabalho é fruto de “muito empenho feito por uma equipe de colaboradores comprometida. Dedico esse prêmio a todos os servidores”.
+GESTÃO
Na ocasião, também foram contempladas com a Certificação de Qualidade em Gestão Judiciária, 14 varas que participaram do 2º Ciclo do Programa “+ Gestão”. A iniciativa foi instituída pela Resolução nº 3/2019, do Órgão Especial do TJCE, com o objetivo de melhorar a qualidade dos serviços disponibilizados e o desempenho das unidades judiciárias, por meio do aperfeiçoamento dos métodos de trabalho, com base nos seguintes elementos: Gestão Estratégica, Gestão por Processos de Trabalho, Gestão de Pessoas, Satisfação do Cliente e Ambiente de Trabalho. O 2º Ciclo do programa teve início em abril do ano passado. As unidades premiadas receberam certificados de “Gestão Judiciária”, nos níveis “Aprendizado” e “Rumo à Excelência”.
Destaque para as unidades: 8º Juizado Especial de Fortaleza, Os Gabinetes dos desembargadores Mário Teófilo e José Tarcílio Souza da Silva, 1º Juizado Especial Cível e Criminal de Juazeiro do Norte, Juizado Especial Cível e Criminal da Comarca de Crato, 7ª Vara de Família de Fortaleza, 3ª Vara de Família da Capital, 2º Juizado Especial Cível e Criminal de Juazeiro do Norte, 1ª Vara Cível de Limoeiro do Norte, 1ª Vara Cível de de Morada Nova, 6ª Vara Cível da Comarca de Fortaleza e 2ª Vara Cível de Barbalha.
“Essas varas são exemplos a serem seguidos pela perseverança e convicção de que a melhoria na gestão de equipes e acervos processuais trazem incremento na qualidade de seus resultados”, elogiou a presidente do TJCE, desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira.
Para ver mais fotos clique na GALERIA.