Desembargadores tomam posse no TJ
- 663 Visualizações
- 10-01-2011
8/1/2011 Cidade
Ernani Barreira aproveitou para anunciar melhorias no âmbito do Judiciário, como o terceiro piso do Tribunal
Os desembargadores Durval Aires Filho e Francisca Adelineide Viana foram empossados, ontem, no Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE). A solenidade, que contou com a presença de amigos, familiares e autoridades, foi presidida pelo desembargador Ernani Barreira Porto, chefe do Poder Judiciário cearense. A emoção no discurso de posse dos novos desembargadores tomou conta dos presentes no plenário Conselheiro Bernardo Machado da Costa Doria.
Após declarar empossados os novos integrantes da Corte, o presidente do TJCE fez a saudação. “A chegada desses novos colegas vai alentar o nosso desejo de dar mais celeridade à Justiça estadual. Ambos trazem em seus currículos uma história de muito trabalho e dedicação. Portanto, é uma felicidade tê-los aqui”, afirmou o desembargador Ernani Barreira.
Discurso
Em seu discurso de posse, Durval Aires Filho, que falou em nome dele e de Adelineide Viana, disse que para chegar à 2ª Instância trilhou “apenas uma estrada – o caminho do próprio esforço, com ideias próprias, com realismo intenso, sentido de que para ser justo de verdade, a justiça precisa ser também julgada, questionando as leis e as decisões, suas origens, as forças e os interesses que ditaram seus textos, agindo com fundamento, com critério, justiça e zelo”. Ele também agradeceu o apoio de juízes e servidores.
“Pelo menos uma palavra devo sublinhar: obrigado. Minha gratidão aos servidores com os quais tive a honra de trabalhar e aos colegas da carreira e travessia”. Ao falar da memória e inteligência privilegiadas de seu pai, o jornalista Durval Aires, como pleito de saudade, Durval Filho embargou a voz, tomado pela emoção. O mesmo veio a repetir-se quando referiu-se a sua esposa e filhos. Os presentes foram tocados com as palavras emocionadas do orador.
Ernani Barreira aproveitou para anunciar melhorias no âmbito do Judiciário, como a inauguração do terceiro piso do prédio do TJCE com acomodações modernas e padronizadas e a finalização da construção do Centro Cultural, destacando a importância do Mausoléu, para o qual serão trasladados os restos mortais do jurista Clóvis Beviláqua. “A concretização deste, que é o sonho da intelectualidade cearense, será obtida ainda em 2011”, garantiu o presidente do TJCE.