Desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira é homenageada com Título de Cidadã de Fortaleza
- 995 Visualizações
- 11-11-2022
A Câmara Municipal de Fortaleza realizou sessão solene para entrega do Título de Cidadã de Fortaleza à desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira, governadora do Estado em exercício e presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), nessa quinta-feira (10/11). A honraria é uma das principais concedidas pela Casa Legislativa para homenagear personalidades nascidas em outros municípios, com relevantes serviços prestados à comunidade e que se destacam na vida pública ou privada.
Natural de Aurora, cidade da Região do Cariri, a homenageada tem uma relação antiga com Fortaleza: chegou à Capital cearense com sua família em 1972, cursou Direito na Universidade Federal do Ceará (UFC) e atua como magistrada no Município desde 1992. Em 2021, assumiu a Presidência do TJCE, além de presidir o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará.
“Ainda que eu tenha muito orgulho da minha terra natal, sinto-me feliz e realizada com esse Título de Cidadã de Fortaleza, pois considero essa cidade meu segundo berço. Foi caminhando por essas ruas que fui estudante, professora, magistrada, mãe e cidadã. Junto com a educação dos meus pais, foi o convívio com essa cidade pulsante, onde vi, ouvi e vivi, que formou meu caráter e pautou meu trabalho social e minha missão de servir ao povo do nosso Estado”, afirmou a desembargadora, que compareceu ao evento acompanhada de seus familiares.
Em seu discurso no Plenário da Câmara, a governadora em exercício destacou o sentimento de receber a honraria. “Quis o destino que a data de hoje, já marcada com antecedência, coincidisse com o período em que estou, interinamente, no comando do Governo do Ceará, em substituição a outra mulher, a extraordinária governadora Izolda Cela, por motivo de viagem oficial. Recebo o título de Cidadã Honorária de Fortaleza com o sentimento de felicidade e de responsabilidade diante dos que me outorgam esta distinção e perante meus irmãos e irmãs fortalezenses. Esta é a colheita do que foi semeado lá atrás, sem maiores pretensões, mas com imenso amor e dedicação”.
RECONHECIMENTO
O vice-presidente do TJCE, desembargador Abelardo Benevides Moraes, no exercício da Presidência do Tribunal, prestigiou a solenidade e parabenizou sua colega de toga. “A homenagem à desembargadora Nailde Pinheiro é justa, merecida. Ela é uma magistrada vocacionada, com mais de 35 anos de serviços devotados ao Judiciário cearense, grande parte deles prestados em Fortaleza”.
O presidente do Poder Legislativo Municipal, vereador Antônio Henrique, responsável por conduzir a sessão, enalteceu a trajetória da presidente. ”A Câmara Municipal tem o prazer de passar às mãos da desembargadora, que hoje está no comando do Ceará, o Título de Cidadã, a essa mulher que já tem uma grande lista de serviços prestados aqui na nossa Cidade e no nosso Estado. É um reconhecimento que a Câmara Municipal de Fortaleza entrega à desembargadora Nailde pelo trabalho que ela vem fazendo à frente do TJCE e, nos últimos dias, como governadora”.
Autora da propositura, a vereadora Larissa Gaspar exaltou a nova cidadã fortalezense pela sua liderança na Justiça cearense. “A desembargadora Nailde tem se empenhado para garantir a igualdade de gênero no âmbito do Judiciário, buscando cumprir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU, garantindo o empoderamento das mulheres. Tem formado nossas juízas e magistradas, inclusive assegurou paridade nos cargos de chefia, assessoramento e gestão. Ela é uma mulher à frente do seu tempo e que tem desenvolvido, como presidente do TJCE, um excelente trabalho, fazendo o Judiciário estadual ter grande destaque”.
Presentes ao evento o ex-governador Camilo Santana; o corregedor-geral da Justiça, desembargador Paulo Airton Albuquerque Filho; os desembargadores Fernando Ximenes, Paulo Banhos, Lígia Andrade de Alencar, Emanuel Leite Albuquerque, Tereze Neumann, Vanja Fontenele, Luciano Lima, José Lopes e André Costa; os juízes auxiliares da Presidência do Tribunal: Ricardo Alexandre Costa e Flávia Setúbal; a diretora do Fórum Clóvis Beviláqua, juíza Ana Cristina Esmeraldo, além de diversos juízes, autoridades e secretários do TJCE.
SAIBA MAIS
Formada em Pedagogia e em Direito, pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Maria Nailde Pinheiro Nogueira foi professora no Colégio Agapito dos Santos e escrevente do Cartório Miranda Bezerra, em Fortaleza.
Em 1986, iniciou a carreira na magistratura, após aprovação em concurso público. Filha de João Pinheiro do Amaral e de Josefa dos Santos, a trajetória de juíza começou em Marco.
Depois, atuou em Jucás, Icó, Acaraú, Santana do Acaraú, Saboeiro e Orós, até chegar à Comarca da Capital, em 1992. No ano de 2009, ascendeu ao cargo de desembargador do TJCE, por merecimento. Antes de assumir a Presidência do Tribunal de Justiça, em 2021, foi vice-presidente dessa Corte, além de presidente e vice do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE).
Entre as ações realizadas, destacam-se o Programa Avançar (série de benefícios, como novos fóruns, juizados, varas e núcleos de custódia), Programa de Modernização do Judiciário (Promojud), concursos públicos, reconstrução do Palácio da Justiça, Prêmio de Jornalismo e programa para incentivar a participação feminina e igualdade de gênero na Justiça.
Para ver mais fotos clique na GALERIA.